Inscrições abertas para seminário sobre conflitos territoriais e cartografia social

Discussões sobre conflitos envolvendo comunidades tradicionais ou indígenas decorrentes dos impactos de grandes empreendimentos farão parte do I Seminário Conflitos Territoriais e Cartografia Social. As inscrições para o evento estão abertas até o próximo dia 25, no site do Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Federal do Ceará (Labocart-UFC). O evento ocorrerá de 5 a 6 de julho no auditório do Departamento de Geografia, no bloco 911 do Campus do Pici, em Fortaleza. A taxa de inscrição é R$ 20,00.

O Seminário faz parte da série de atividades em comemoração aos 50 anos do Curso de Geografia da UFC que acontecerão ao longo deste ano. Além de mesas-redondas e debates sobre questões de terra que prejudicam comunidades tradicionais e indígenas, a programação inclui fórum de experiências sobre territórios de uso tradicional e políticas econômicas excludentes, lançamento de fascículo do Instituto Nova Cartografia Social "Povo Tapuya Kariry" e visita técnica à terra indígena dos pitaguaris, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A promoção é do Labocart, Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC, tendo como parceiros o Núcleo Tramas, Instituto Terramar, Coletivo Urucum, Obras Comunitárias da Diocese de Tianguá e Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará.

Fonte: Profª Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia da UFC – fone: 85 3366 9855