Universidade Federal do Ceará: gerando novos frutos aos 58 anos

Imagem: Reitoria da UFCHá 58 anos, o Ceará celebrava o nascimento de sua primeira Universidade, que atravessaria cinco décadas como única instituição federal de ensino superior em nosso estado. Uma figura desponta, nesse episódio histórico, por seu espírito de liderança, ousadia e capacidade de trabalho: o Prof. Antônio Martins Filho, o Reitor fundador, que traçaria o perfil da Universidade inserida em um contexto globalizado, porém voltada, com especial desvelo, para a questão regional.

Todos os reitores que se seguiram trabalharam inspirados nesse parâmetro, o que moldou, ao longo do tempo, esta universidade de forte caráter regional, presente em todos os municípios do Ceará através de seus campi, da UFC Virtual e das atividades extensionistas. Hoje, ao comemorar 58 anos de sua instalação, a universidade-mãe de todas as demais universidades cearenses celebra também a conquista da credibilidade e do respeito que lhe devota nosso povo.

Depois de desempenhar papel fundamental na criação da Unilab, tutorando seu nascimento e acompanhando os primeiros passos, a UFC colhe mais uma vitória, ao anunciar-se a criação da Universidade Federal do Cariri. A UFCA resulta de uma década de esforços desenvolvidos pelos sucessores de Martins Filho. A nova instituição herdará não apenas o campus caririense da UFC, mas também seu padrão de qualidade e sua vocação para o regional. Vocação que a "matriz" continua exercitando, uma vez que, com apoio do Governo Federal, através do Ministério da Educação, já se prepara para instalar dois novos campi – um em Russas, outro em Crateús – contemplando regiões situadas em pontos opostos de nosso Estado.

A capacidade da UFC de contribuir para o progresso do Ceará não se esgota aí, uma vez que, na Reitoria do Benfica, começam os preparativos objetivando desmembrar-se também o Campus de Sobral, de modo a originar mais uma IFES em terras cearenses.

É desta forma que entendemos a Universidade pública, gratuita e de qualidade: uma presença transformadora, uma instituição comprometida com o desenvolvimento socioeconômico, capaz de inovar, apta a propor – e não impor –, aberta à ideia de crescer e, sobretudo, afeita ao desafio de aprimorar-se, numa busca contínua da qualidade. Aos 58 anos, a UFC logrou moldar-se dessa forma e, para orgulho de todos os que a fazem, hoje recolhe avaliações as mais positivas, tanto dos mecanismos aferidores nacionais quanto dos internacionais. O ideal de Martins Filho concretizou-se.

Jesualdo Pereira Farias
Reitor da Universidade Federal do Ceará

(transcrito da edição do Jornal O Povo de 25/06/13)