Manipuladores de alimentos do RU participam de capacitação em julho

Será realizado, de 8 a 12 de julho, no Refeitório Universitário do Campus do Benfica, e de 22 a 26, no Restaurante Universitário do Campus do Pici, cursos de capacitação para os manipuladores de alimentos da empresa licitada que presta serviço ao RU da Universidade Federal do Ceará. Com o objetivo de melhorar esse serviço para a comunidade acadêmica, o curso, promovido pelas professoras Adriana Camurça Pontes Siqueira e Eveline de Alencar Costa, está vinculado a dois projetos de extensão do Curso de Gastronomia da Instituição: "Avaliação e capacitação de higiene, segurança e técnicas alimentares nos serviços de alimentação na UFC" e "Serviço consultorial ao Restaurante Universitário: higiene, nutrição, cultura gastronômica, ergonomia, saúde e segurança aos colaboradores e a clientela", este último realizado em parceria com o Curso de Economia Doméstica.

Serão ministrados conteúdos exigidos pela legislação sanitária sobre as práticas para serviços de alimentação, como a Resolução RDC nº 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os tópicos abordados, estão manipulação higiênica dos alimentos, condições de higiene dos manipuladores de alimentos, higienização e limpeza dos equipamentos móveis, utensílios e ambiente de cozinha e conscientização sobre doenças transmitidas pelos alimentos. Segundo a Profª Eveline, "a capacitação promoverá benefícios diretos à comunidade acadêmica, garantindo à clientela do RU o consumo de alimentos seguros".

A capacitação é realizada em parceria com as nutricionistas do RU, Natália L. Vasconcelos e Conceição de Maria C. de Carvalho, e a empresa ISM Alimentação e Serviço. Participam dela, ainda, os alunos bolsistas Aline Caetano Freire e Samuel Almeida Brito, do Curso de Gastronomia, e Ana Rebeca da Silva, do Curso de Economia Doméstica da UFC.

Fonte: Profª Eveline de Alencar, do Curso de Gastronomia da UFC – fone: 85 8881 2936