Simpósio sobre práticas de arquivologia e preservação da memória inscreve até dia 18

O Departamento de História da Universidade Federal do Ceará realiza, de 22 a 24 de julho, o I Simpósio de História, Arquivos e Mídias Digitais, iniciativa que visa difundir práticas que ajudem a preservar a cultura e a memória cearenses, por vezes ameaçadas pela ausência de organização sistemática de seus registros e pela carência de profissionais na área de arquivologia.

Por meio de minicursos e conferências, a proposta é contribuir com o tratamento e o diagnóstico dos documentos em arquivos públicos. O Simpósio é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas, professores do ensino básico, pesquisadores e profissionais que atuam na administração de arquivos.

Ao longo do evento, haverá minicursos sobre o "Atlas Digital da América Lusa", com o Prof. Tiago Gil (Universidade de Brasília – UnB), e sobre a "Organização de arquivos permanentes", com a Profª Ana Célia Rodrigues (Universidade Federal Fluminense – UFF). Haverá, ainda, uma mesa-redonda com Diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC), o historiador Márcio Porto, e três conferências, com os seguintes temas: "Os arquivos públicos e o direito à informação", "A construção da História: a necessidade do fazer arquivístico" e "Mídias digitais e documentos históricos".

INSCRIÇÕES – Para participar, é preciso inscrever-se até 18 de julho, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No caso dos minicursos, as vagas se limitam a 20 participantes. Mais informações sobre inscrições e programação podem ser encontradas no site do evento.

O Simpósio faz parte das atividades do grupo de estudos Gênese Documental Arquivística, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil (CNPq), que congrega pesquisadores e docentes da Universidade de São Paulo (USP), UnB, UFF e UFC.

Fonte: Departamento de História da UFC – fone: 85 3366 7738 / 3366 7739