Reitor Jesualdo Farias é eleito presidente da Andifes para mandato de um ano

Imagem: Reitor Jesualdo Farias em seu gabinete na Reitoria da UFC (Foto: Júnior Panela)O Prof. Jesualdo Farias, Reitor da Universidade Federal do Ceará, foi eleito na manhã de sexta-feira (2) presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), obtendo 44 votos num colegiado de 45 eleitores (Reitores). Um voto foi em branco.

Após eleito, o Prof. Jesualdo Farias tomou posse no cargo e anunciou as primeiras ações de seu mandato de um ano à frente da entidade. Como consta no Estatuto, a eleição para a nova diretoria da Andifes foi realizada em Belém, cidade do Reitor Carlos Maneschy, da Universidade Federal do Pará, antecessor do Reitor da UFC.

Uma das prioridades é trabalhar pela autonomia das Universidades brasileiras, assegurou o Prof. Jesualdo Farias, ao tomar posse como novo Presidente da Andifes. Apoiar e contribuir com o Programa Mais Médicos também consta da lista de prioridades.

Acrescentou que hoje mesmo falou com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, marcando audiência – que ocorrerá na próxima semana - para tratar de outro assunto de grande importância para as instituições federais: a complementação do orçamento para 2014, que, segundo afirma, "não atendeu às expectativas". Disse ainda que solicitou ao Ministro Mercadante que intermediasse reunião da Andifes com a Presidenta Dilma Rousseff.

Outras metas que serão trabalhadas pela atual gestão da entidade são: alterar a Lei Orgânica, a Lei das Fundações, a Lei da Inovação, bem como no Marco Legal de Ciência e Tecnologia, que já tramita em forma de projeto de lei no Congresso Nacional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331