IV Caminhada Pravida esclarece, domingo, sobre prevenção ao suicídio

Imagem: Logomarca do Projeto de apoio à Vida (Pravida)Com a mensagem de que "a prevenção do suicídio sempre é possível", o Projeto de Apoio à Vida (Pravida), atividade de extensão da Universidade Federal do Ceará, em parceria com o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), promove no próximo domingo (8), a partir das 8h, a IV Caminhada Pravida. O evento faz menção ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de setembro, data estabelecida pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio (IASP) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com concentração no espigão da Avenida Beira Mar (na altura da Rua Rui Barbosa), a caminhada seguirá até a Praça dos Estressados. A proposta da iniciativa é levar esclarecimentos à população sobre aquele tema tabu, com o objetivo de diminuir os índices de suicídio, considerado uma questão de saúde pública.

Dados do Pravida informam que, no mundo, o suicídio é responsável por cerca de um milhão de mortes por ano, quase metade das violentas. No Brasil, o Nordeste é a região que, nos últimos dez anos, registrou o maior aumento no número desse tipo de morte: 130%, sendo Fortaleza a capital nordestina com as maiores taxas de suicídio.

Para contribuir no tratamento de quem já tentou suicidar-se, bem como para prevenir novas tentativas, o Pravida, criado em 2005, desenvolve atividades no HUWC sob coordenação do psiquiatra Fábio Gomes de Matos, com participação de acadêmicos de Medicina e Psicologia.

Além da atenção especializada às pessoas envolvidas, o projeto mantém um grupo de estudos sobre o tema e promove cursos e atos públicos, como a Caminhada do próximo domingo.

O interessado em ser atendido no Pravida deve comparecer ao HUWC (Rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo, Fortaleza) na Unidade de Saúde Mental, às quintas-feiras, a partir das 14h. O atendimento oferecido é gratuito e não tem qualquer vinculação política ou religiosa. Outras informações podem ser obtidas no blog do Projeto e no Facebook.

Fonte: Fábio Gomes de Matos, Coordenador do Projeto de Apoio à Vida – Pravida – fone: 85 3366 8149