I Workshop de Escrita Científica recebe pré-inscrições

Professores, pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos das áreas de engenharias e ciências exatas podem fazer pré-inscrição pela Internet, até este dia 20, para o I Workshop de Escrita Científica, a ser ministrado pelo Prof. Gilson Volpato, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). O Workshop acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro, no Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici. São ofertadas 120 vagas.

A promoção é da UFC, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Laboratório de Visão e Imagens (Labvis), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática.  Nos dois dias, as atividades ocorrerão em 16 horas-aula, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

No workshop, o Prof. Gilson Volpato vai apresentar o método para redação científica desenvolvido por ele ao longo de 26 anos. De acordo com o método, cada dúvida da redação científica deve ser respondida com base na lógica da pesquisa científica, complementada por conceitos de comunicação. Além disso, o método inclui uma sequência de rotinas que permitem ao cientista melhorar seu aprendizado sobre ciência e redação científica, bem como construir seu texto (TCC, tese, dissertação ou artigo).

O programa vai englobar tópicos como: "Ciência; A base empírica; Objetividade científica; Publicação; O que publicar?; Contextos do pensamento; O texto como argumento lógico; Passos na redação; Tendências na publicação; Estrutura lógica da pesquisa; Os três tipos lógicos de pesquisa; Bases para redação; Estrutura das partes do texto científico; Estilo científico", dentre outros.

Para participar, os requisitos exigidos do candidato são: interesse em aprender ou aperfeiçoar habilidades na redação científica, estar vinculado a programas de pós-graduação, ter conhecimento da língua inglesa e almejar a publicação e produção de artigos científicos.

O PALESTRANTE - o Prof. Gilson Volpato é doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp de Rio Claro (1986), tem pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Animais, na Organização de Pesquisa Agrícola, Bet-Dagan, Israel; docente do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências de Botucatu (Unesp), atualmente professor adjunto-III (livre-docente); bolsista de produtividade em pesquisa, nível 1B, pelo CNPq; Coordenador do grupo de pesquisas Centro de Estudos sobre Bem-estar Animal, também junto ao CNPq. Presidiu a Comissão dos Editores Científicos da Unesp durante quatro anos, nas três áreas do saber, e atua há 27 anos nas áreas de Metodologia, redação e publicação científica. Tem nove livros (18 edições) publicados e ministra anualmente dezenas de cursos, workshops e palestras em todo o território nacional.

Fonte: Profª Fátima Sombra, do Departamento de Engenharia de Teleinformática – fone: 85 3366 9467