Alunos da UFC são premiados no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
- Quarta, 25 Setembro 2013 10:58
- Última Atualização: Quarta, 25 Setembro 2013 16:56
Lição de esqui (ficção, cor, digital, 23 min, CE, 2013), de Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro, alunos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, recebeu os prêmios de melhor curta ficção (R$ 20 mil) e melhor roteiro (Mouramateus, R$ 5 mil), do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, considerado o mais tradicional do País, na categoria "Ficção".
O anúncio foi feito na noite de terça-feira (24). O Festival aconteceu no período de 17 a 24 de setembro e exibiu seis curtas de documentário, seis longas de documentário, seis curtas de animação, seis curtas de ficção e seis longas de ficção. Veja a relação completa dos premiados no site do Festival.
"Neve é a água. Água é água": com essa sinopse abstrata, o curta apresenta alguns dias da vida de dois jovens moradores do bairro Maraponga, em Fortaleza. Eles começam a entrar na vida adulta e têm um plano para ganhar dinheiro. O filme, dirigido por Leonardo Mouramateus e Samuel Brasileiro, conta no elenco com Carlos Victor, Sandio Marçal, Leonardo Mouramateus e Bruna Estrela. A classificação indicativa é de 12 anos. O teaser do curta-metragem está disponível na Internet. Outras informações estão no perfil do filme no Facebook.
SOBRE OS DIRETORES – Leonardo Mouramateus nasceu em Fortaleza. Além de realizador audiovisual, pesquisa dramaturgia em dança. É coorganizador da Mostra Percursos do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC. Entre os curtas dirigidos por ele está Mauro em Caiena, que recebeu dois prêmios na edição 2013 do Cine Ceará e foi considerado o melhor curta na 35ª edição do Cinema du Reel, em Paris. Também dirigiu os curtas Fui à guerra e não te chamei (2010), Europa (2011) e Charizard (2012).
Samuel Brasileiro é estudante de Cinema e Audiovisual da UFC. Entre os filmes que dirigiu, escreveu e montou estão os curtas Próxima parada (2010), Ladyjane (2011), Hoje eu acordei com o cheiro do teu perfume (2012), Romance de minha vida (2012). Desenvolve o projeto virtual de vídeos-diários Os brasileiros assistem à televisão depois do jantar, selecionado para a 8ª edição do Talent Campus Buenos Aires.
TREMOR - Na mesma categoria, o curta-metragem Tremor (ficção, cor, 35mm, 14 min, MG, 2013) arrebatou os prêmios de melhor direção (Ricardo Alves Jr.), melhor fotografia (Matheus Rocha) e melhor montagem (frederico Benevides). Diego Hoefel, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, é um dos roteiristas do filme, ao lado do diretor Ricardo Alves Jr.
Saiba mais no site do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Fonte: Curso de Cinema e Audiovisual da UFC – fone: 85 3252 2041