Em Encontro Internacional de Ecologia, UFC recebe o Prof. Boaventura de Sousa

Imagem: Prof. Boaventura de Sousa é destaque mundial na pesquisa sobre sociologia política e do direito, epistemologia, movimentos sociais e globalização (Foto: UnB Agência)Um dos mais famosos e prestigiados sociólogos do mundo, o português Boaventura de Sousa Santos estará na Universidade Federal do Ceará, no próximo dia 22, para participar da abertura do Encontro Internacional de Ecologia de Saberes – Construindo o Dossiê Sobre os Impactos dos Agrotóxicos na América Latina. Às 18h, ele fará aula aberta na Concha Acústica da UFC, onde também lançará o livro Direitos Humanos e Desenvolvimento.

Professor catedrático da Universidade de Coimbra (Portugal), Boaventura é também coordenador do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. Um de seus mais recentes projetos é o Centro de Estudos Sociais da América Latina (CES-AL), criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Encontro Ecologia dos Saberes é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e tem o apoio da UFC. As inscrições para o evento já estão sendo realizadas on-line, e a programação ocorrerá na Concha Acústica da UFC (Av. da Universidade, 2853) e na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055). Haverá também uma visita de campo na Chapada do Apodi organizada pelo núcleo Tramas-UFC e grupo de pesquisa do Movimento 21 de abril.

Na programação, haverá mesas e debates entre pesquisadores, militantes, trabalhadores e gestores dos serviços públicos de saúde sobre a questão dos agrotóxicos e o método ecologia dos saberes. Ao final do encontro, será produzido um dossiê latinoamericano sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde. Os detalhes da programação e as informações sobre as inscrições podem ser encontrados no site do Encontro.

SOBRE O CONVIDADO – O destaque da programação é a aula de Boaventura de Sousa, referência internacional na pesquisa sobre sociologia política e do direito, epistemologia, movimentos sociais, globalização, direitos humanos, dentre outros temas. Além do título de professor catedrático da Universidade de Coimbra, coleciona outras honrarias acadêmicas: é estudioso destacado da área jurídica (distinguished legal scholar) da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), global legal scholar da Universidade de Warwick (Reino Unido), doutor honoris causa pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Faculdade de Direito da Universidade McGill, de Montreal (Canadá).

Entre as premiações já recebidas estão o Gulbenkian de Ciência (1996), o Jabuti (2001) e o prémio Adam Podgórecki, atribuído pela Associação Internacional de Sociologia (2009). Seus livros têm sido publicados em português, inglês, italiano, alemão, francês e chinês, destacando-se obras como Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade; Um discurso sobre as ciências; A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência e Epistemologias do Sul, dentre outros.

Mais informações sobre o currículo de Boaventura podem ser encontradas no site oficial do pesquisador.

Fonte: Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452