UFC dará apoio a estudantes cotistas

A UFC aderiu ao Programa de Bolsa Permanência (PBP), ação do governo federal que concede auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica, indígenas ou quilombolas. Caso atendam a critérios de renda e frequência na Instituição, todos os alunos cotistas que entrarem na UFC poderão concorrer ao PBP, benefício pago diretamente ao estudante de graduação por meio de um cartão e que tem o objetivo de garantir o vínculo do aluno à Universidade.

Conforme explica o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da UFC, Prof. Ciro Nogueira Filho, essa é uma ação direta do MEC com os alunos cotistas. Ou seja, as Bolsas Permanência não entram na contagem de bolsas já concedidas pela própria UFC, elas são acumuláveis com outras modalidades de bolsas acadêmicas. Os cotistas devem se inscrever no PBP junto ao MEC. Em seguida, a Pró-Reitoria de Graduação da UFC enviará ao Ministério declarações que atestam a regularidade da matrícula do estudante inscrito, inclusive suas condições de faixa salarial, independente do fato de ele ter estudado em escola pública.

Ainda de acordo com o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, o MEC já definiu o orçamento de R$ 21 milhões para as ações de assistência estudantil na UFC em 2014, que inclui despesas com bolsas, restaurante universitário, viagens para encontros acadêmicos e outras atividades afins. Caso esse valor enviado pelo MEC não seja suficiente para as ações da área no ano que vem, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, transferirá recursos próprios da Instituição para a assistência estudantil, garantiu o Prof. Ciro.

Fonte: Prof. Ciro Nogueira Filho, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis - fone: 85 3366 7440