Três cursos da UFC entre os melhores do País, segundo o Enade 2012

Imagem: A FEAAC, em Fortaleza, sedia dois dos cursos mais bem avaliados pelo Enade: Administração e Secretariado Executivo (Foto: Davi Pinheiro)De acordo com os dados divulgados segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), dos 12 cursos da Universidade Federal do Ceará que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2012, três obtiveram nota máxima (5): Administração, Psicologia-Sobral e Secretariado Executivo. Apenas 5,4% dos cursos avaliados em todo o Brasil, entre instituições públicas e particulares, alcançaram esse conceito.

Esses três cursos não somente atingiram a nota máxima como figuram entre os melhores do País em suas áreas. O curso de Psicologia-Sobral, com nota 4,5, teve o quarto melhor conceito, entre 368 avaliados, atrás apenas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A metodologia utilizada pelo MEC no exame adota o arredondamento de notas.

Na Administração participaram 1.540 cursos e somente 68 tiveram nota maior do que a alcançada pelo curso da UFC em Fortaleza (4,11). Já entre os 70 cursos de Secretariado Executivo, apenas quatro deles tiveram nota superior a do curso da UFC (4,39): a Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Paulista de São José dos Campos (Unip) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Outros quatro cursos atingiram nota 4, fazendo parte dos 19% de cursos avaliados no País que obtiveram esse conceito. São os cursos de Ciências Contábeis (3,76), Direito (3,48) e Psicologia (3,47), além de Administração-Juazeiro do Norte (3,62), hoje pertencente à Universidade Federal do Cariri (UFCA), criada em junho deste ano, a partir do desmembramento do Campus da UFC no Cariri.

Registraram nota 3, junto à maioria (43,9%) dos cursos avaliados pelo Enade em 2012, os cursos de Jornalismo (2,14), Ciências Econômicas (2,38) e Ciências Econômicas-Sobral (2,59). Avaliações abaixo da nota 3 são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Dois cursos da UFC obtiveram conceito 2: Design de Moda (1,45) e Publicidade e Propaganda (1,81). Nenhum teve conceito 1, o menor possível.

Considerando as notas obtidas pelos cursos, duas universidades públicas tiveram as melhores avaliações gerais entre as instituições cearenses, alcançando o conceito máximo (5): Uece (4,96) e UFC (4,50).

O Conceito Enade é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira e corresponde a cerca de 70% da composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que, segundo o MEC, será divulgado até o final deste mês. Para calcular o CPC, a pasta também considera a infraestrutura e a equipe de profissionais de educação.

Participaram do último Enade, 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de ensino superior no Brasil. A prova teve 20,1% de abstenção em todo o país. De acordo com o Inep, o exame teve a participação de 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Ao todo, porém, 587.351 estudantes estavam habilitados e inscritos no Enade.

Fonte: Divisão de Indicadores de Graduação e Registros Estatísticos da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9247