CASa apresenta palestra sobre uso de técnicas óticas na pesquisa biomédica

A UFC recebe, no próximo dia 16, a Profª Cristina Kurachi, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), para uma palestra sobre o desenvolvimento de técnicas óticas na pesquisa biomédica.

O evento é uma realização da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa de formação docente da UFC, e acontecerá às 14h30min, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici.

Cristina Kurachi tem graduação em Odontologia, mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais e doutorado em Engenharia de Materiais, todos pela USP. É também pós-doutora pela Universidade do Texas, no Centro do Câncer Anderson. Atualmente, é professora do Departamento de Física e Ciência dos Materiais e pesquisadora do Centro de Pesquisas em Ótica e Fotônica do IFSC-USP.

Na palestra, ela irá falar de pesquisas sobre a utilização da terapia fotodinâmica no tratamento de infecções e sobre a aplicação clínica dos resultados obtidos em laboratório.

PROGRAMAÇÃO – Integrando a programação de outubro, a CASa promove mais uma edição do Mentores de Docência, no dia 11, às 14h30min, também no auditório da Prograd, no Pici. O evento se configura como um espaço de homenagem a professores que marcaram positivamente a vida de docentes recém-ingressos na UFC.

Nesta edição, os homenageados são Júlio César da Rosa Araújo, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, e Maria Naiula Monteiro da Silva, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). Eles recebem as homenagens de seus ex-alunos, hoje docentes da Instituição, respectivamente, Messias Dieb, da Faculdade de Educação (Faced), e Marilene Feitosa Soares, da FEAAC.

Já a edição do Encontro de Docência deste mês será no dia 22, às 9h, na Sala de Seminários da Prograd e tratará da importância no planejamento do ensino. A atividade passa a ser conduzida pela Profª Bernadete Porto, da Faculdade de Edudação (Faced), coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Prograd. O Encontro de Docência possibilita o desenvolvimento profissional docente, valorizando o fazer pedagógico fundamentado na investigação e reflexão sobre a prática de ensino.

A CASa realiza ainda o programa CASa Aberta, transmitido pela Rádio Universitária FM 107,9, todas as sextas-feiras, a partir das 16h, com o intuito de debater assuntos referentes à formação docente e ao ensino superior de maneira geral. Há ainda as Ambiências Temáticas (ATs), comunidades criadas e gerenciadas por docentes da UFC visando à construção de aprendizagens significativas em torno da atuação docente.

Os horários de cada AT, bem como toda a programação da CASa, podem ser conferidos no site www.casa.ufc.br. Nesse endereço, é possível também se inscrever nas atividades. Toda a programação da CASa é gratuita.

SOBRE A CASa – A CASa é um amplo e diversificado processo de aperfeiçoamento docente idealizado e fundado em 2009 pela Prograd. A comunidade nasceu como um projeto para a formação de professores em estágio probatório, com o propósito de construção cooperativa, de caráter contínuo e dialógico. Com o passar dos anos, o projeto se expandiu e, atualmente, envolve não apenas docentes novatos, mas também veteranos, além de estudantes de graduação e de pós-graduação das diversas unidades acadêmicas da UFC.

Fonte: Coordenação da CASa – fone: 85 3366 9526