Capes divulga editais em parceria com universidades holandesas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga dois novos editais em parceria com a Holanda, referentes aos programas Capes/Nuffic (nº 68/2013) e Capes/Branetec (n° 69/2013). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Internet até o dia 14 de novembro. A proficiência exigida é inglês e/ou holandês.

O programa Capes/Nuffic vai selecionar até 20 projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes. O apoio financeiro será para Missões de Trabalho (professores e pesquisadores), Missões de Estudo (doutorado sanduiche e/ou estágio pós-doutoral) e recursos de custeio.

O Programa Capes/Branetec tem como objetivo apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio acadêmico em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive com a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Serão selecionados até dez projetos nas áreas do Programa Ciência Sem Fronteiras. O proponente do projeto deverá ser um professor doutor da universidade.

De acordo com os editais, o início das atividades será no ano de 2014 e o quantitativo de projetos selecionados pode ser alterado mediante interesse das duas agências e disponibilidade orçamentária. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo coordenador da equipe, exclusivamente pela Internet, até às 18h do dia 14 de novembro de 2013, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos. Saiba mais sobre as universidades holandesas aqui.

Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.