Laboratório de Pesquisa em Corrosão é tema de palestra na FIEC

As estruturas físicas e pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Corrosão (LPC) da UFC serão o tema da palestra do Prof. Walney Silva Araújo no seminário Projetos Estruturantes no Ceará e seus Desafios – Corrosão. Voltado a estudantes, pesquisadores e empresários do setor químico, metalúrgico, de petróleo e de gás natural, o evento ocorre no próximo dia 18, às 14h, no Auditório Luiz Esteves, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota).

Na ocasião, o Prof. Walney Araújo, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais (DEMM) da UFC, irá apontar as possibilidades de cooperação entre a Universidade e a indústria no combate e na prevenção dos maiores problemas enfrentados pela indústria cearense: o desgaste dos equipamentos e estruturas metálicas causado pelo fenômeno da corrosão.

Segundo o pesquisador, o parque industrial situado na região litorânea cearense é prejudicado pelas condições climáticas do Estado, devido à alta temperatura média, elevada umidade relativa do ar e constante entrada de ventos do oceano para o continente, o que forma "um ambiente altamente agressivo", descreve.

Pesquisas do LPC sobre revestimentos anticorrosivos e ligas metálicas para petróleo e gás podem ser alternativas para prevenir e retardar essa deterioração. "A corrosão dos materiais e suas formas de proteção necessitam de ação estratégica e tecnológica para o Estado do Ceará, principalmente com relação aos grandes polos industriais localizados nos municípios litorâneos, em Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante", aponta.

Outros conferencistas são o gerente-geral de Apoio Técnico da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Miguel Bentes, e o gerente comercial da Companhia de Gás do Ceará, Edgard Bastos. Interessados em conferir as palestras podem inscrever-se através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (85) 3366 9352.

Fonte: Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602