Boaventura de Sousa integra visita à Chapada do Apodi e discute efeitos de agrotóxicos

Imagem: Na Concha Acústica, Boaventura de Sousa Santosdestacou a necessidade de fazer uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento adotado no mundo (Foto: Ribamar Neto)Até a próxima sexta-feira (25), o I Encontro Internacional Ecologia de Saberes: Construindo o Dossiê sobre Impactos dos Agrotóxicos na América Latina reúne, na Universidade Federal do Ceará, estudantes, professores, pesquisadores locais e representantes de mais de 20 países da América Latina. A abertura do evento foi realizada na noite do dia 22, com a aula inaugural ministrada pelo sociólogo Boaventura de Sousa Santos. Entre os destaques da programação, está uma visita de campo, do qual Boaventura participará, na quinta-feira (24), à chapada do Apodi, onde foi feito estudo sobre os efeitos danosos dos agrotóxicos para o meio ambiente e para a saúde da população.

A pesquisa na chapada do Apodi foi realizada pelo Núcleo Tramas –  Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade, coordenado pela Profª Raquel Maria Rigotto, do Curso de Medicina da UFC. Integrou o dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) junto com outros estudos da mesma natureza realizados em várias regiões do Brasil.

No dia 23, Boaventura participa de mesa-redonda temática, na Casa José de Alencar, a partir das 13h, sobre "Ciência emancipatória e Ecologia de Saberes". O Encontro Ecologia de Saberes é organizado pela Abrasco e as atividades acontecem no auditório da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n - Centro) e na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055).

AULA INAUGURAL – Um grande público formado por estudantes, representantes de movimentos sociais e pesquisadores esteve presente na Concha Acústica da UFC, ontem, para acompanhar as reflexões do professor português sobre as questões contemporâneas e o compartilhamento dos saberes.

O encontro foi iniciado com apresentação do Grupo de Dança Popular da UFC e com o Ato Cenopoético realizado pelo "Cirandas da Vida". A mesa de abertura foi formada por um representante do Observatório da Política Nacional de Saúde Integral dos Povos do Campo e da Floresta – Teia de Ecologia de Saberes e Práticas, Prof. Fernando Carneiro, que destacou a presença de representantes de mais de 20 países da América Latina no evento.

A construção de um instrumento político no Encontro Ecologia dos Saberes, através do dossiê latino-americano sobre os impactos dos agrotóxicos que será formalizado ao final do evento, foi destacada por Cléber Folgado, representante da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida do Brasil e América Latina.

Também participaram da abertura e deram boas-vindas ao sociólogo Boaventura o presidente da Abrasco, organizadora do encontro, Luis Eugênio de Souza, e Odorico Monteiro, representando o Ministério da Saúde. A Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, representou o Reitor Jesualdo Farias, que está no exterior.

ECOLOGIA DE SABERES – O sociólogo e professor catedrático da Universidade de Coimbra (Portugal), Boaventura de Sousa Santos, discutiu o conceito de Ecologia dos Saberes e destacou a necessidade de fazer uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento adotado no mundo. "Existe uma exploração sem precedentes dos recursos naturais que cria a ilusão do desenvolvimento", destacou.

Boaventura afirmou que existem alternativas para o desenvolvimento e que o compartilhamento de conhecimentos entre os povos é fundamental, pois a Ecologia de Saberes traz uma outra forma de pensar. "O conhecimento universitário é muito importante, mas é preciso criar uma nova forma de combinar o conhecimento científico com outros saberes", apontou.

Para o sociólogo, esses outros saberes vêm dos povos ribeirinhos, do campo, da população urbana. Após a apresentação, foi realizada uma sessão de autógrafos com o professor Boaventura que lançou, na abertura do evento, o livro Direitos humanos, democracia e desenvolvimento.

Confira a programação completa no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331