Ciclo de Debates reflete sobre acessibilidade na arte, cultura, tecnologia, arquitetura e no ensino

Promover a inclusão de pessoas com deficiência (cegos, surdos, cadeirantes etc.) ou com limitações na mobilidade (idosos, gestantes, dentre outros) é desafio que permeia inúmeras profissões e áreas do conhecimento. É pensando nisso que a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui promove, ao longo de novembro e dezembro, seu IV Ciclo de Debates, com discussões setoriais abertas a toda a sociedade, principalmente a estudantes, professores, coordenadores de cursos e chefes de departamento da UFC. Veja os temas que estarão em pauta e verifique em quais deles você se encaixa. É tudo gratuito, e não há necessidade de inscrições prévias.

Jornalismo, publicidade, cinema e audiovisual, artes e áreas afins – O primeiro encontro, no dia 14 de novembro, terá o tema "Acessibilidade na arte e cultura", com duas mesas-redondas: a primeira, das 8h30min às 11h30min, sobre acessibilidade em equipamentos culturais (museus, cinemas, teatros etc.); a segunda, das 14h30min às 17h30min, sobre audiodescrição, legendagem e janela de libras em cinema, televisão e outros meios. Os debates ocorrem no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica.

Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e áreas afins – O segundo debate, no dia 20 de novembro, trata do tema "Acessibilidade espacial", ideal para pensar formas de tornar os espaços urbanos mais acessíveis a todos. A mesa-redonda do período da manhã, das 8h30min às 11h30min, lança o seguinte questionamento: "Cidades acessíveis. Como torná-las possíveis?". O debate da tarde, das 14h30min às 17h30min, tratará de edificações públicas acessíveis. Será no auditório da Seara da Ciência da UFC (Campus do Pici).

Computação, Teleinformática e áreas afins – No dia 27 de novembro, o terceiro evento do Ciclo debaterá "Tecnologias assistivas", com o objetivo de subsidiar futuros profissionais da área a desenvolver produtos que permitam uso por pessoas com deficiência. Das 8h30min às 11h30min, haverá a mesa-redonda sobre aplicativos para pessoas com deficiência visual: sistemas DOSVOX em redes sociais e SDH. Na parte da tarde, das 14h30min às 17h30min, a discussão será sobre o desenvolvimento de aplicativos para surdos e surdos-cegos. Os dois encontros ocorrem no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici.

Pedagogia, licenciaturas e outros – Para encerrar o Ciclo de Debates, no dia 5 de dezembro, ocorrerá encontro sobre "Acessibilidade no ensino superior". A primeira mesa-redonda, das 8h30min às 11h30min, discutirá as condições de acessibilidade nas universidades de Fortaleza. Já a segunda mesa, das 14h30min às 17h30min, terá como foco as pesquisas realizadas pela equipe do Programa Educação Inclusiva e Acessibilidade, da UFC. Os eventos ocorrerão no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica.

Clique aqui e ouça reportagem do Jornal da Educação, da Universitária FM, sobre o Ciclo de Debates. 

Fonte: Profª Vanda Leitão, titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fone: 85 3366 7660