UFC e SPU acertam cessão de imóvel para projetos de extensão do Campus de Russas

Imagem: Superintendente da SPU no Ceará, Jorge de Queiroz, Reitor Jesualdo Farias e João de Deus Costa Lima, da Casa dos Amigos de Russas, comemoram parceria (Foto: Rafael Cavalcante)Já está garantida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU) a cessão de uso gratuito de um imóvel de 859,7 m² destinado exclusivamente às atividades de extensão do futuro Campus de Russas da UFC. O Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, e o Superintendente da SPU no Estado, Jorge Luiz Oliveira de Queiroz, assinaram na sexta-feira (1º) a parceria para a cessão temporária do terreno, que ficará disponível para a UFC pelo período de 20 anos, com possibilidade de prorrogação.

O imóvel – localizado na Rua Coronel Araújo Lima, nº 1348 – fica na região central de Russas, o que facilitará a interlocução da UFC com a população da cidade do Baixo Jaguaribe, através de ações de extensão. No espaço, funcionarão as empresas juniores e o escritório de tecnologia social do Campus, por meio dos quais os estudantes desenvolverão soluções para problemas coletivos da comunidade.

A ideia é aproximar a UFC do dia a dia do município, com projetos nas áreas de mobilidade urbana, saneamento, iluminação, tecnologia, dentre outros. A reforma e a adaptação do local deverão representar investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

Durante a formalização da cessão do imóvel, o Reitor Jesualdo Farias agradeceu o apoio da SPU ao processo de interiorização da UFC e lembrou que a Secretaria também foi a responsável por doar o espaço onde serão construídas as instalações do Campus de Russas.

Em fevereiro deste ano, a União doou uma área de 504.533,7 m². Na época, o Superintendente Jorge Queiroz afirmou que, "com a chegada do Campus, todas as comunidades do Vale do Jaguaribe terão importante fonte de crescimento e desenvolvimento para a região, ressaltando que a doação representa uma convergência de duas políticas públicas de grande importância para essa população”.

Da solenidade desta sexta-feira, também participou João de Deus Costa Lima, representante da Casa dos Amigos de Russas – entidade parceira que somou esforços na aprovação e instalação do Campus da UFC no município.

Imagem: Reitor Jesualdo Farias e Superintendente da SPU, Jorge de Queiroz, assinam convênio para cessão do imóvel (Foto: Rafael Cavalcante)O CAMPUS DE RUSSAS – A ordem de serviço para as obras do Campus e do centro de extensão será assinada ainda neste mês de novembro. A expectativa é de que as aulas da UFC no município comecem no primeiro semestre de 2015, ainda que em instalações provisórias.

Inicialmente, serão ofertados cinco cursos de graduação: Ciência da Computação e Engenharias Civil, Mecânica, de Produção e de Software. O Campus deverá receber cerca de 1.650 estudantes, 92 professores e 110 servidores técnico-administrativos. O investimento na infraestrutura será de R$ 31 milhões. Para custeio, é calculado gasto de R$ 18 milhões.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331