Procurar no portal

Instalado primeiro microscópio de varredura da Central Analítica da UFC

Foto: Um dos microscópios adquiridos para a Central Analítica, apropriado para estudos de materiais biológicos (Foto: Divulgação)O primeiro equipamento da Central Analítica da UFC foi instalado na sede provisória do laboratório institucional, no Bloco 929 do Campus do Pici, no Departamento de Física: um microscópio eletrônico de varredura INSPECT 50, equipado com litografia de feixe de elétrons, que opera em condições de vácuo e realiza imageamento e análise elementar utilizando espectroscopia de raios-x com dispersão de energia (EDS) e difração de elétrons retroespalhados (EBSD).

Devido à maneira como as imagens são criadas, imagens de microscópios de varredura têm aparência tridimensional e são úteis para avaliar a estrutura superficial de uma dada amostra.

A instalação do segundo equipamento está agendada para o fim de novembro e deve durar duas semanas. Trata-se do segundo microscópio eletrônico (QUANTA 450), também com EDS e EBSD e estágio de aquecimento.

Durante o mês de dezembro, serão realizados os treinamentos especializados para os usuários já experientes na técnica de microscopia. A instalação de um microscópio confocal, equipado com seis linhas de laser, está prevista para janeiro de 2014, e o microscópio de transmissão, aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) desde 2012, tem previsão para entrar em funcionamento no início de 2015.

Em janeiro de 2014, será divulgado e aberto o processo de submissão de propostas para a utilização dos microscópios. As informações sobre a Central Analítica, normas e regimento encontram-se disponíveis em: www.centralanalitica.ufc.br.

Cursos introdutórios e avançados de microscopia eletrônica, voltados para a comunidade da UFC, estão previstos e anunciados no site da Central Analítica, com ampla divulgação. Ainda neste ano, prevê-se a realização de concurso público para técnicos que darão suporte ao funcionamento do laboratório institucional.

A CENTRAL – A Central Analítica é um órgão suplementar diretamente ligado à Reitoria e terá instalações em prédio próprio, financiado pela FINEP e pela UFC, já em fase de licitação. Além do fomento à academia, o projeto abre oportunidades de colaboração com os arranjos produtivos locais, através de projetos de desenvolvimento e prestação de serviços especializados nas áreas têxtil, química, de materiais, metalúrgica, siderúrgica, energética e de desenvolvimento de fármacos.

A expectativa é de que, em um futuro próximo, o Estado desponte como sinônimo de excelência acadêmica em nanobiotecnologia, nova fronteira de pesquisa dentro da perspectiva do desenvolvimento científico sustentável.

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, Coordenador da Central Analítica da UFC – fones: 85 3366 9903 / 3366 9906

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300