Lançamento de "O jogo e o lúdico" será nesta quinta-feira na ADUFC

Imagem: Capa do livro "O jogo e o lúdico", organizado pelo Prof. Marcos TeodoricoSerá nesta quinta-feira (14), às 19h30min, no Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), o lançamento do livro O jogo e o lúdico: suas aplicações em diferentes contextos (Prontograf, 228 p., R$ 50,00). A obra foi organizada pelo Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, coordenador do programa de extensão Centro de Estudos sobre Ludicidade e Lazer (Celula), do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) e do Museu da Infância e do Brinquedo (MIB) da UFC.

No livro estão reunidos artigos de professores e pesquisadores do Brasil e da Espanha, das áreas de psicologia, pedagogia e educação física. Ao longo dos sete capítulos, eles apresentam possibilidades de utilização do jogo e do lúdico em contextos como educação e saúde. "É importante ressaltar que em todos os textos há aprofundamento teórico e metodológico, o que demonstra a competência dos autores em não somente ler sobre, mas vivenciar essa área de estudo", esclarece o Prof. Marcos Teodorico, na apresentação.

Conheça a relação de artigos e autores: "O jogo cooperativo como recurso didático na Educação Física", Carlos Velásques Callado; "O papel do jogo no desenvolvimento da criança: seus reflexos no sono infantil e nos relacionamentos", Clara Hisa e Tamaki Keusseyan  e Luiza Elena L. Ribeiro do Valle; "O jogo como instrumento de avaliação nas aulas de Educação Física", Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida e Márcio Régis Pinto Pompeu; "O lúdico no diagnóstico psicológico da família e no desenvolvimento da criança", Hilda Rosa Capelão Avoglia e Luana Carramilo-Going; "Balões, papel e garrafa PET como atividades lúdicas em diferentes contextos", Vivilí Maria Silva Gomes e Beatriz Picolo Gimenez; "Projeto gráfico para o livro infantil 'vamos brincar?'", Aline Cristina da Silva e Emanuela Franco; e "Os mapas afetivos como indicadores de afetividade das crianças em relação aos espaços lúdicos que brincam", Marcos Teodorico.

Fonte: Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, coordenador do Celula, Labrinjo e MIB – fone: 85 3366 9216