Procurar no portal

VI Festival UFC de Cultura celebra multiculturalismo e raízes de 18 a 22

Imagem: Cartaz do VI Festival UFC de CulturaUm olhar por um caleidoscópio de variadas facetas culturais. Assim pode ser definida a experiência proporcionada pela edição 2013 do Festival UFC de Cultura, que acontece de 18 a 22 de novembro. Com o tema "multiculturalismo e raízes", o evento celebra a riqueza cultural encontrada ao redor do globo, em cinco dias de atividades artísticas e acadêmicas. Contemplando linguagens como a música, a literatura, a dança, o cinema e as artes plásticas, o Festival apresenta um policromático cenário que infunde, em seus participantes, o diálogo com a diversidade e as identidades plurais que se transformam a cada instante nos dias de hoje. A programação completa pode ser acessada no Guia do Festival.

SHOWS – A Concha Acústica da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) será palco para toda a programação musical desta edição do evento. Música clássica, blues, samba, MPB, jazz, ritmos populares e brega são alguns dos gêneros musicais que dão o tom do Festival 2013.

Nas atrações locais estão: Lídia Maria, lançando seu CD de estreia Alma Leve; Felipe Cazaux, que apresenta o blues-rock do seu novo trabalho Never go down; o grupo de dança popular da UFC Oré Anacã; o balanço do rock psicodélico da banda Os Transacionais; os clássicos do brega com o grupo Leite de Rosas e Os Alfazemas; e a Orquestra Eleazar de Carvalho, com seu concerto Rock Concert.

Abrindo os shows estão os selecionados na Mostra de Bandas Universitárias: VATZ, Capitão Eu & Os Piratas Vingativos, Davi Silvino, Caio Castelo e It Girl.

Imagem: Simoninha se apresenta na sexta-feira (22), na Concha AcústicaNas atrações nacionais o Festival traz: o paraense Felipe Cordeiro, com seu som de guitarras; a fusão de ritmos pernambucanos da Orquestra Contemporânea de Olinda; o samba de raiz de Sombrinha e todo o swing da black music de Simoninha.

SEMINÁRIOS – O Festival UFC de Cultura abre espaços para a discussão acadêmica de temas contemporâneos. Uma das convidadas desta edição para uma conferência é a Profª Drª Ria Lemaire-Mertens, pesquisadora holandesa e professora titular de Literaturas Portuguesa e Brasileira da Universidade de Poitiers (França), na qual dirige o Centro de Estudos Latino-Americanos e o Acervo Raymond Cantel de Literatura de Cordel.

O cartunista gaúcho Adão Iturrusgarai (Aline) e o quadrinista carioca André Dahmer (Os malvados) participam de mesa-redonda sobre a função social e o papel crítico do humor na pós-modernidade, com o Prof. Dr. Marcio Acselrad (Unifor) como mediador. Os trabalhos de Iturrusgarai e Dahmer estão destacados no rol de obras de cartunistas brasileiros e ambos vão fazer parte de um bate-papo, comentando a influência do multiculturalismo no processo criativo e o papel da crítica de costumes da sociedade exercido pelo humor.

A mídia alternativa e a democratização da comunicação também serão assunto de seminário com Felipe Peçanha, do grupo Mídia Ninja (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), e Pedro Rocha, do Coletivo de Comunicação Nigéria, incluindo a participação de integrantes do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Imagem: O Museu de Arte da UFC recebe exposição retrospectiva da carreira de Descartes GadelhaEXPOSIÇÕES - O paraibano Augusto Pessoa entra em cartaz somente durante os dias do Festival, na Casa Amarela (Av. da Universidade, 2591) com a exposição fotográfica Inka, uma travessia que retrata as expedições do fotógrafo pelos países da cordilheira dos Andes. Pessoa realiza uma pesquisa nessa região da América Latina desde 1999 e já percorreu mais de 30.000 km para registrar em imagens o patrimônio natural e a diversidade cultural dos povos andinos. Em 2011, viajou por 40 dias para filmar um documentário em curta-metragem na Bolívia, no Chile e no Peru, partindo do Brasil pelo Pantanal mato-grossense e retornando via Floresta Amazônica; trabalho que será exibido logo após a palestra do fotógrafo.

O artista plástico Descartes Gadelha abre uma exposição da retrospectiva de sua carreira no Museu de Arte do Ceará (MAUC - Av. da Universidade, 2854), com destaque ao trabalho inédito de uma série de pinturas sobre meninos de rua realizada nos anos 1980.

CINEMA – A filmografia do cineasta turco-alemão Fatih Akin é destaque na Mostra de Cinema Alemão, de 20 a 22 de novembro, no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Além da exibição de filmes e debates sobre a obra do cineasta, haverá uma videoconferência com a escritora alemã Jasmin Ramadan, cujo livro A Cozinha da Alma inspirou o roteiro do filme Soul Kitchen (2009), de Akin.

A Mostra de Cinema Alemão é realizada pelo Festival UFC de Cultura e pela Casa de Cultura Alemã da UFC, com apoio do Instituto Goethe, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), nas comemorações do Ano da Alemanha no Brasil – 2013. A programação completa está no Guia da Mostra.

TEATRO – O Grupo de Teatro Científico da Seara da Ciência apresenta a intervenção em formato de peça teatral Debates Póstumos, texto de José Evangelista e direção de Rebeka Lúcio, em que há um encontro ficcional entre os principais pensadores e cientistas do Ocidente para refletir e debater suas teorias.

O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210) sediará a apresentação do espetáculo Loa, dramaturgia de Ricardo Guilherme e direção de Ghil Brandão, ambos professores do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFC. Loa traz para cena questões religiosas e antropológicas das raízes da cultura afro na manifestação do maracatu cearense e do carnaval de rua em Fortaleza, partindo da linguagem do teatro para dialogar com: a performance, a música do coro de personagens do cortejo do maracatu, a fotografia e as projeções audiovisuais do videomapping.

Imagem: "Loa", de Ricardo Guilherme, será encenada no Teatro UniversitárioOFICINAS – As propostas de oficinas temáticas foram escolhidas através de uma chamada pública aberta na comunidade universitária. Para o Festival de 2013, estão programadas oficinas de fotografia, de dança popular e tribal fusion dance, contação de histórias, áudio e produção de rádio, além de uma intervenção artística sensorial e interativa no Bosque Moreira Campos.

LANÇAMENTO DE LIVROS – Durante a semana do VI Festival UFC de Cultura serão lançadas novas publicações do selo Edições UFC. A professora Syomara Duarte, do Curso de Design de Moda da UFC, lança o livro Vitrinas: expondo e revendo conceitos, resultado da pesquisa da dissertação de mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP).

As jornalistas recém-formadas pela UFC Juliana Diógenes e Isabela Bosi publicam os livros-reportagem IJF - histórias despercebidas de um hospital e Bar do Anísio - casa de liberdade, respectivamente, originários dos trabalhos delas de conclusão de curso. Os três livros têm apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura (Secult-CE), e realização da UFC e do Festival UFC de Cultura.

O VI Festival UFC de Cultura possui patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor); apoio cultural da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult-CE), da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede); organização da Via de Comunicação Cultura; e realização da Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape (Apama) e da Universidade Federal do Ceará.

Serviço:
VI Festival UFC de Cultura – Multiculturalismo e Raízes
De 18 a 22 de novembro de 2013
Local: Campus Benfica da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica)
Entrada franca

Mais informações:
(85) 3366 7331
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
site: www.festivalufcdecultura.ufc.br
redes sociais: Facebook / Twitter

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300