Alunos desenvolvem aplicativo grátis com mapa do Pici e informações úteis sobre a UFC

Imagem: Aplicativo disponibiliza informações sobre os principais pontos do Campus do Pici, bem como dados sobre biblioteca, restaurante etc. (Foto: Divulgação)Verificar o cardápio do Restaurante Universitário, acessar o sistema Pergamum da biblioteca, buscar números de telefones institucionais e se localizar no Campus do Pici, o maior da UFC, ficará muito mais fácil a partir de agora. O estudante Renan Bandeira, graduando em Computação na UFC, e o ex-aluno do curso Saulo Aguiar desenvolveram o aplicativo "Onde fica? UFC", que fornece informações úteis para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos usuários de dispositivos Android.

O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, é fruto da disciplina Trabalho Final de Desenvolvimento de Sistemas de Informação, ministrada pelo Prof. José Maria Monteiro Filho. A atividade também contou com a orientação e o apoio do Prof. João Paulo Pordeus Gomes.

VANTAGENS – O "Onde fica? UFC" está disponível para celulares e tablets com sistema Android partir da versão 2.1. De acordo com Renan, a principal funcionalidade do aplicativo é o mapeamento do Campus do Pici.

Agências bancárias, cantinas, paradas de ônibus, departamentos, bibliotecas e blocos didáticos foram incluídos no banco de informações. "Ele se assemelha ao Google Maps, mostrando a posição do usuário no mapa, que pode ser melhor aproximada se ele estiver com o GPS do dispositivo ativado", explicou o estudante. Os usuários também poderão atualizar alguns dos pontos através de um mapa colaborativo. As informações incluídas serão revisadas e, posteriormente, agregadas ao aplicativo.

Outro benefício de quem fizer o download do aplicativo é o acesso off-line do calendário universitário e do cardápio do RU – a Internet é usada apenas para coletar os dados, que, após serem armazenados, não dependerão mais da Web para ser acessados. "A comodidade de informações relevantes para quem 'respira' a UFC é o principal motivo para a instalação do aplicativo", afirmou Renan. No primeiro dia de funcionamento, 114 pessoas baixaram o "Onde fica?". Para fazer o download, basta acessar a Play Store.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331