Inscrições abertas para treinamento sobre base de dados SpringerLink

Estão abertas, até o preenchimento das vagas, as inscrições para oficinas gratuitas de treinamento sobre a base de dados SpringerLink, da Editora Springer, conhecida por publicações que possuem ênfase nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra.

O treinamento acontecerá segunda-feira (25), no Laboratório de Ensino da Computação do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (bloco 910 – Campus do Pici), em duas turmas, e será ministrado por Heloisa Tiberio, da Springer.

A turma 1 é voltada para alunos e professores e ocorrerá a partir das 10h; são ofertadas 35 vagas. Já a turma 2 é destinada a bibliotecários e também contará com 35 vagas, mas terá início às 11h10min. Para se inscrever é preciso informar nome completo e turma que pretende cursar através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As oficinas para estudantes e professores abordarão os seguintes tópicos: cadastro de usuário no SpringerLink, formas de acesso aos periódicos do Portal da Capes, busca e pesquisa na base de dados, problemas de acesso, ferramentas gratuitas da Springer para pesquisa e para autores de artigos científicos.

Já a oficina para bibliotecários terá o seguinte conteúdo: acesso remoto, ferramentas para usuários administradores (geração de relatórios estatísticos de uso), pesquisa de e-books e periódicos no SpringerLink, download e importação de citações, ferramentas para aumentar a visibilidade e o uso do acervo digital da biblioteca.

A UFC tem acesso ao conteúdo disponível na base de dados da Springer através do Portal de Periódicos da Capes. Com isso, é possível acessar on-line mais de 2 mil títulos. Mais informações sobre a SpringerLink podem ser obtidas também on-line.

Fonte: Isabela Nascimento, da Biblioteca de Ciências e Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9514