VII Encontro de Práticas Docentes acontece até sexta-feira (22)

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o VII Encontro de Práticas Docentes (EPD) da Universidade Federal do Ceará, evento que reúne professores e estudantes de cursos de licenciatura com o objetivo de socializar e trocar experiências pedagógicas. Simultaneamente, ocorre o I Seminário Institucional de Iniciação à Docência, que congrega bolsistas e professores-orientadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UFC. As atividades seguem até sexta-feira (22).

A palestra de abertura, na manhã desta quinta-feira, contou com as presenças do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Reitor em exercício, Prof. Ciro Nogueira Filho; do Coordenador de Programas Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Prof. Cláudio Marques, representando o Pró-Reitor Custódio Almeida; da Coordenadora do EPD, Profª Rosimar Machado; e da Coordenadora Institucional do PIBID-UFC, Profª Carmensita Passos.

Segundo o Prof. Ciro Nogueira, o Encontro auxilia a refletir sobre a formação dos novos professores. "Este evento serve para que as boas práticas docentes sejam divulgadas e para que o conjunto de professores e os alunos que estão cursando a licenciatura tenham acesso a isso", afirmou. Já Cláudio Marques destacou a importância da capacitação pedagógica dos docentes para promover avanços na educação.

Para a coordenadora do evento, Profª Rosimar Machado, o EPD ajuda a construir o fazer docente a partir das diferentes vivências em sala de aula. "O Encontro de Práticas Docentes é uma das oportunidades ímpares que a gente tem na UFC de reunir as experiências docentes que ocorrem tanto na sala de aula da graduação como na própria Educação Básica", aponta. De acordo com ela, neste ano foram inscritos 198 trabalhos, tanto de bolsistas e estudantes, quanto de docentes. Para a Profª Carmensita Passos, o Encontro permite a identificação de espaços interdisciplinares e de trabalhos conjuntos entre as diferentes licenciaturas.

Durante a abertura também houve palestra do Prof. Flávio Brayner, do Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sobre a utilização da diversidade e da multiculturalidade como princípios educativos. A palestra foi promovida pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa de formação docente da UFC. Em seguida, houve apresentações artísticas produzidas por estudantes e professores do curso de Dança da UFC. À tarde, foram iniciadas apresentações de pôsteres e apresentações orais.

As atividades do Encontro e do Seminário seguem até amanhã (22), quando também ocorre mesa-redonda sobre as experiências de participantes do PIBID, tanto na Educação Básica, quanto na Universidade. A programação completa pode ser conferida no site da Prograd.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498