Professores lançam livro e destinam renda para entidades filantrópicas

A magia da flores, de autoria do Prof. Marcus Vale, diretor da Seara da Ciência, e da professora aposentada Verbena Vale, do Curso de Farmácia da UFC, será lançado nesta terça-feira (26), às 19h, no Estoril (Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema), em Fortaleza. Os autores avaliam a obra, de poemas e fotografias, como "sutil e, literalmente, poética sobre o encanto e fascínio dessas plantas no dia a dia, envolvendo de beleza os espaços por onde florescem e permeando de fantasias e sensações corações e mentes". Toda a renda da comercialização da obra (R$ 20,00, o exemplar) será revertida para as instituições beneficentes Toca de Assis e Casa do Menino Jesus.

"O que mais encanta no livro é a beleza da contemplação. Unidos pela temática, há uma sintonia fina entre o poema e a foto. Comparo o trabalho da Verbena e do Marcus Vale com a canção: não importa se a letra veio antes, depois ou concomitante à melodia – o importante é notar a sincronia. E disso resulta uma bela canção, dentre outros tantos elementos composicionais", declarou Paulo de Tarso Pardal, contista, artista plástico, crítico literário e músico. "Para Verbena, as flores evocam desejos, atitudes, necessidades. Para Marcus, o detalhe de cada uma das exposições é o que define sua percepção", acrescenta.

SOBRE OS AUTORES - Verbena Vale, graduada em Farmácia, fez carreira como professora de Toxicologia do Curso de Farmácia da UFC, do qual já se aposentou.

Marcus Vale é professor associado de Bioquímica Médica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica na UFC, fez mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado em Oxford, na Inglaterra. Na trajetória da vida acadêmica, apaixonou-se pela área de divulgação científica e, em parceria com colegas da UFC, criou a Seara da Ciência, em 1999, da qual é diretor. Em paralelo, sempre cultivou o carinho pela música e pela fotografia, interessando-se pela macrofotografia.

Fonte: Prof. Marcus Vale, diretor da Seara da Ciência – fone: 85 3366 9293