Sessão solene do Conselho Universitário homenageia centenário do Prof. Prisco Bezerra

Imagem: O Prof. Prisco Bezerra ganhará homenagem póstuma do Consuni por seu centenárioO Conselho Universitário (Consuni) da UFC realiza nesta quarta-feira (27), a partir das 19h, no auditório da Reitoria – Campus do Benfica, sessão solene alusiva ao centenário do Prof. Prisco Bezerra, que foi docente e pesquisador pioneiro da Instituição. A história do Prof. Prisco Bezerra se confunde com a trajetória e desenvolvimento da própria UFC. Graduado como engenheiro agrônomo em 1935 pela então Escola de Agronomia do Ceará, foi convidado, já no ano seguinte, para ser professor assistente de Botânica Agrícola na mesma instituição, que funcionava em regime particular na época.

Prisco liderou, em 1950, o processo de federalização da Escola de Agronomia, que seria integrada à UFC quando de sua criação, em 1954. No mesmo ano, percorreu universidades norte-americanas para elaborar estudos sobre a criação dos campi universitários e sobre a organização das atividades acadêmicas em ensino, pesquisa e extensão da UFC.

Por mais de 20 anos, foi diretor da Escola de Agronomia, atual Centro de Ciências Agrárias. Nesse período, foram criados os Institutos de Tecnologia Rural e de Zootecnia, a Fazenda Experimental do Vale do Curu e a Estação de Biologia Marinha, hoje Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Na UFC, foi também o primeiro Presidente da Comissão Central de Pesquisa, embrião da atual Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Finanças.

Como pesquisador, o Prof. Prisco Bezerra foi responsável pela criação do Herbário da UFC, que hoje leva o seu nome. É extensa a sua produção cultural e científica – seus livros, ensaios e teses acadêmicas foram publicados em revistas nacionais e internacionais, destacando-se os livros que escreveu em parceria com o Prof. Afrânio Gomes Fernandes, Taxionomia Vegetal e Botânica Sistemática e Fitogeografia.

A partir de 1975, passou a ocupar o cargo de professor titular do Departamento de Biologia do Centro de Ciências, acumulando com o cargo de professor titular de Sistemática Vegetal. Prisco Bezerra recebeu o título de Professor Emérito da UFC em 1984.

O Prof. Prisco Bezerra nasceu no dia 24 de novembro de 1913, em Lavras da Mangabeira, e faleceu no dia 9 de janeiro de 1985, em Fortaleza.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331