Procurar no portal

Jornalista e fotógrafo da UFC ganham Prêmio Abreu Matos

Imagem: A matéria "Feridas no semiárido", escrita pela servidora da UFC Cristiane Pimentel, com fotos de Jr. Panela, recebeu o 1º lugar no Prêmio Abreu Matos de Jornalismo CientíficoA matéria "Feridas no semiárido", escrita pela jornalista e servidora da UFC Cristiane Pimentel, com imagens do fotógrafo Jr. Panela, recebeu o primeiro lugar no Prêmio Abreu Matos de Jornalismo Científico, promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). A solenidade de entrega da premiação ocorreu ontem (28), no auditório da entidade.

Publicada na edição de janeiro como matéria de capa da revista Universidade Pública, uma publicação da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, a reportagem discute o problema da desertificação no semiárido brasileiro. Texto e imagens mostram o drama de regiões que sofrem com o agravamento do problema, como o município de Irauçuba, e destacam opiniões de especialistas e iniciativas no combate a esse fenômeno.

Jornalista e fotógrafo, que integram a equipe da revista, receberam dupla premiação: para a jornalista Cristiane Pimentel, foi entregue o primeiro lugar, na categoria "Revista", com o texto "Feridas no semiárido"; o fotógrafo Jr. Panela obteve o primeiro lugar na categoria "Fotografia", com a imagem "Jardim desolador", que abre a matéria. Esta se encontra disponível para download no Portal da UFC.

O Prêmio Abreu Matos homenageia o professor emérito da UFC, Francisco José de Abreu Matos, falecido em 2008. Ele foi criador do projeto Farmácias Vivas, que envolve o cultivo de plantas medicinais com efeito.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300