Procurar no portal

Geografia recebe versão local de fórum para usuários de sistemas de informação

Imagem: O evento deverá demonstrar aplicações práticas da ciência geográfica e do uso de Sistemas de Informação Geográfica (Foto: Divulgação)Acontece no próximo dia 5, a partir das 8h, o GIS Day UFC, versão local de fórum internacional voltado para usuários de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs). Promovido pelo Laboratório de Geoprocessamento, do Departamento de Geografia, e pelo Laboratório de Geomática Aplicada, do Departamento de Engenharia de Transportes, o GIS Day UFC tem como tema "As Geotecnologias como ferramentas de cidadania" e visa demonstrar aplicações práticas da ciência geográfica e do uso de SIGs de sucesso.

Entre os objetivos está a divulgação de plataformas de mapeamento colaborativas e a discussão sobre aquisição e processamento de dados geolocalizáveis através de diferentes plataformas (hardwares e softwares) que permitam a alimentação de bancos de dados em tempo real, com a finalidade básica de entender e analisar o que acontece no espaço geográfico. Ferramentas desse tipo possibilitam o planejamento urbano integrado (gestão da infraestrutura urbana, transportes, movimentação de cargas etc.) e a análise participativa de territórios comunitários e tradicionais, por meio da transferência de tecnologias e conhecimentos.

Após a abertura do evento, que será feita pela Profª Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia, às 8h15min haverá a palestra "GNSS – Global Navigation Satellite Systems: o hoje e o amanhã", a ser ministrada pelo Prof. Carlos Augusto Uchôa da Silva, do Departamento de Engenharia de Transportes. Às 9h, será a vez do Prof. José Antônio Macedo, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC falar sobre "Tecnologia BIGDATA na obtenção e análise de dados espaciais".

A programação continua às 10h15min, com a palestra "Ordem e desordem: arquitetura e vida social", do Prof. Antonio Paulo Cavalcante, do Departamento de Transportes. Às 11h, haverá "Demonstrativo GEODATA: estação total robótica, receptores GNSS RTK e VANTS".

Encerrando o evento, que integra a programação comemorativa dos 50 anos do Curso de Geografia da UFC, haverá, às 12h, uma Mapping Party, espécie de confraternização. Todas as palestras acontecem no auditório do Departamento de Geografia (Bloco 911 – Campus do Pici). As inscrições já foram encerradas.

Fonte: Profª Adryane Gorayeb, do Departamento de Geografia da UFC – fone: 85 3366 9855

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300