Associação paulista apresenta espetáculos no Teatro Universitário e no Dragão

Imagem: Grátis, "Assentamento Instável" terá quatro apresentações no Teatro UniversitárioDe 2 a 4 de dezembro, o Coral da Universidade Federal do Ceará recebe para intercâmbio de experiências a Associação Cultural Coro e Osso, de Matão (SP), que traz a Fortaleza seus dois grupos vocais – Coro e Osso e Vocálice – para apresentações distintas. Com direção artística e arranjos de Luiz Piquera, e direção cênica, iluminação, cenário e figurinos de Alexandra Marian, "Temporal" e "Assentamento Instável: Outro – Suíte Música Vogal" pretendem oferecer aos cearenses duas experiências musicais inesquecíveis.

OS ESPETÁCULOS – "Temporal" é apresentado pelo grupo vocal Coro e Osso, com 22 anos de experiência como coro cênico à semelhança do Coral da UFC, e traz no repertório músicas brasileiras de vários compositores reconhecidos, como Milton Nascimento, Danilo Caymmi, Pedro Luiz, Itamar Assumpção, Chico Buarque, dentre outros. Gerson Bruno, Rodrigo Bandeli e Luiz Piquera, integrantes do grupo, também assinam composições de algumas faixas do repertório. Todos os arranjos são inéditos e foram escritos especialmente para o espetáculo. "Temporal" trata das temáticas do "tempo" e da "oralidade", sendo resultado de pesquisa do grupo conduzida pelo regente, em busca de novas possibilidades de tratamento "coral" para a forma "canção".

Já "Assentamento Instável: Outro – Suíte Música Vogal" reúne os dois grupos vocais, Coro e Osso e Vocálice, além de solista e percussão para pequenos grupos. Resultado de pesquisas sobre o canto coletivo, aliadas às inquietações estéticas de Luiz Piquera, a suíte musical vogal é um novo espaço de experimentação: uma instalação montada na plateia do Teatro Universitário, onde o público – apenas 35 pessoas, desde o início alojadas no meio do espaço cênico – é convidado a participar, refletir, interagir e posicionar-se neste assentamento instável. A realocação da obra fora do espaço convencional do palco de um teatro situa o público em meio ao espaço cênico e diminui um suposto distanciamento de plateia. É um diálogo musical/vocal que tem como suporte não a palavra, mas a gênese da produção oral: a vogal.

INGRESSOS – Como os espetáculos serão gratuitos, o regente do Coral da UFC, Prof. Erwin Schrader, explica que serão duas formas de distribuição de ingressos. Para "Assentamento Instável", uma proposta intimista para 35 espectadores em cada um dos quatro recitais, serão distribuídos convites uma hora antes de cada espetáculo. Os recitais acontecem dia 2, às 19h e 20h30min, e dia 3, às 17h30min e 19h30min, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210 – Campus do Benfica).

Já "Temporal" acontecerá, em única apresentação, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema), com 250 lugares, e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Anfiteatro, a partir das 14h de quarta-feira (4). O espetáculo começa às 20h do mesmo dia.

A Associação Cultural Coro e Osso não tem fins lucrativos e realiza uma série de eventos culturais musicais ligados ao canto coral, linguagem à qual vem se dedicando por meio da pesquisa, da gravação de CDs, das oficinas e workshops que ministra, da parceria com outros coros e artistas e da produção de espetáculos em muitos palcos do Brasil e do exterior.

Fontes: Alexandre Santos, da organização, e Adriana Santiago, da assessoria de imprensa do Coral da UFC – fones: 85 8868 6965 / 9998 6528