Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Olimpíadas de Química premiam jovens talentos de todo o Brasil

O Programa Nacional Olimpíadas de Química premiou, em Fortaleza, 1.780 estudantes de escolas públicas e particulares que se destacaram nas competições promovidas em todo o País, em quatro categorias: Norte/Nordeste; Júnior (para alunos do Ensino Fundamental); Modalidade A (para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio); e Modalidade B (para alunos do 3º ano do Ensino Médio).

Dentre os 35 jovens que levaram medalha de ouro, em todas as premiações, 17 são cearenses (a lista completa de medalhas e menções honrosas está disponível em: www.obquimica.org – no menu principal, aba Olimpíadas). A solenidade ocorreu na última sexta-feira (29), na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), com a presença de parte dos homenageados e dos reitores das universidades federais do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, e do Piauí, Prof. Arimatéia Lopes.

Há 19 anos, as Olimpíadas de Química revelam talentos nessa área do conhecimento. Em 2013, cerca de 189 mil estudantes participaram das provas. Chegaram à premiação da última sexta-feira todos aqueles que se destacaram nos exames de suas escolas e, posteriormente, nas etapas estaduais e nacional. A partir de agora, os vencedores da Modalidade A participarão de uma nova fase na competição: um teste de conhecimentos de laboratório que ocorrerá em fevereiro de 2014. Os 15 mais bem colocados passarão por nova eliminatória, e os quatro últimos "sobreviventes" representarão o Brasil em olimpíadas internacionais – em julho, no Vietnam e, em outubro, no Uruguai.

As Olimpíadas de Químicas são realizadas pelas Pró-Reitorias de Extensão da UFC e da UFPI, com apoio de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCTI).

Fonte: Prof. Sérgio Melo, coordenador do Programa Nacional de Olimpíadas de Química – fone: 85 3366 7739

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300