Em encontro anual na CJA, pró-reitores prestam contas de suas ações em 2013

Imagem: Reunião, na Casa de José de Alencar, foi comandada pelo Reitor, Jesualdo Farias, e pelo Vice-Reitor, Henry Campos (Foto: Rafael Cavalcante)O Reitor Jesualdo Farias reuniu durante toda a última terça-feira (3), no auditório da Casa de José de Alencar, integrantes da administração da UFC para uma avaliação e prestação de contas das ações desenvolvidas em 2013. Durante a abertura, o Reitor pontuou que "existem dificuldades no caminho", mas ressaltou que, nos últimos anos, a Universidade fez grandes avanços.

Jesualdo Farias elencou "conquistas importantes em 2013": a Central Analítica; a reforma e construção de prédios na ordem de R$ 70 milhões; a expansão da Universidade no Interior, com ampliação de cursos do Campus de Quixadá e expansão para Itapajé, Russas e Crateús; a criação da Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), da Secult-Arte e da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep); o fortalecimento da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui; a construção da Sala-Cofre; e a adesão dos hospitais universitários da UFC à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O Reitor ressaltou ainda que a criação da Universidade Federal do Cariri foi a "maior de todas as conquistas de 2013". Para Jesualdo, com a UFCA, o governo atende uma demanda histórica da região.

GESTÃO – O Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, indicou a importância de consolidar, sistematizar e elaborar políticas de gestão ambiental através de ações como: emissão de ofícios circulares e convites internos por meio eletrônico; redução na aquisição de copos plásticos descartáveis; e elaboração de lista com materiais de consumo sustentável. Em parceria com a Pró-Reitoria de Administração, será aplicado um processo de manualização dos procedimentos internos.

A Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Maria Correa, destacou a reestruturação da área e a implantação de processos informatizados, como o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) que trará mais agilidade para a gestão publica.

ENSINO – O Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação, discutiu a importância de desenvolver um "trabalho coletivo para superar os novos desafios" como a ocupação de vagas ociosas e a conscientização dos estudantes de graduação para a importância de participar da prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

PESQUISA – O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Gil de Aquino, falou sobre os avanços no âmbito da pós-graduação da UFC, destacando a atuação do Núcleo de Inovação, responsável pelo acompanhamento dos pedidos de patentes gerados pela Universidade. Aquino apresentou ainda como avanços a Central Analítica e o laboratório multidisciplinar.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira, relatou que 2013 foi marcado pela implantação do serviço de ônibus circular intercampi; ampliação e mudança no caráter da bolsa de Assistência Estudantil; consolidação do serviço de jantar (nos municípios de Fortaleza, Sobral e Quixadá); aumento na isenção das refeições; entrega do refeitório do Porangabuçu; ampliação de vagas nas residências universitárias; ampliação de bolsas para o desporto (antes 30, hoje 100); além da licitação de refeitórios para os campi do Pici, Sobral e Quixadá.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.