Turma de Engenharia Civil de 1963 comemora Jubileu de Ouro

Na manhã do último dia 6, 15 engenheiros civis formados há 50 anos pela antiga Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará reencontraram-se no Centro de Tecnologia da UFC para celebrar o jubileu de ouro da colação de grau. Originalmente, a turma contava com 27 estudantes, mas parte deles migrou para a Universidade Federal Fluminense, onde concluiu seus estudos na Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica. Mesmo com a distância, o grupo manteve o vínculo de amizade e, a cada década, promove jantares, missas e bailes, como relembrou o engenheiro Evandro Alves Parente em sua saudação aos amigos na cerimônia realizada hoje.

"Nossa turma sempre cultivou essa camaradagem. Esses encontros exigem tempo e esforço na preparação, mas graças a eles (os amigos de turma) percebo um clima cada vez mais fraterno entre nós", discursou ele.

Nas lembranças afetivas do grupo, foram citados encontros, feijoadas e músicas que cantavam na juventude, como a composição de Mário Lago "Ai que saudades da Amélia", cujos versos parodiavam: "Engenharia sem a menor vaidade. Engenharia é a melhor faculdade". Valéria Fernandes Vieira, a única engenheira da turma, recebeu um buquê de rosas brancas, por seu papel de articular e manter o grupo unido.

O professor aposentado da Escola de Engenharia da UFC, Alexandre Dúlio Vieira Diógenes, foi o convidado para ministrar a aula da saudade. Em sua reflexão, o professor lembrou momentos da viagem que realizou, ano passado, em comemoração aos seus 80 anos. Ele percorreu sozinho cerca de 10 mil quilômetros pelas estradas brasileiras, atravessando o Parque Indígena do Xingu, até a fronteira com o Peru, onde contemplou frondosas copas de árvores adornando o caminho.

"Estou empolgado com outra engenharia, a da natureza. Cada um de nós é único por conta dessa engenharia que transcende a tudo o que não pudemos aprender na escola", filosofou professor Diógenes.

Durante a cerimônia, foi lançado o livro autobiográfico "Magma da memória", escrito pelo engenheiro Sila Xavier Gouveia, um dos integrantes da turma de 1963. À noite, os engenheiros festejam 50 anos de amizade em um baile de gala.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602