Curso de Geografia realiza evento em comemoração de seus 50 anos na quinta-feira (12)

O Departamento de Geografia da UFC realiza evento de encerramento das comemorações alusivas aos 50 anos do Curso de Geografia da UFC, a ser realizado no próximo dia 12, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici, bloco 902).

A solenidade será iniciada às 14h, com o descerramento da placa comemorativa aos 50 anos do Curso de Geografia, no Bloco 911, do Departamento de Geografia. Em seguida, serão realizadas homenagens a professores, servidores, alunos e agradecimento aos aposentados.

Na programação, será realizada a conferência "O Ceará e a Geografia", proferida pelo professor aposentado, formado da primeira turma do Curso de Geografia, Marcos José Nogueira de Souza. A palestra acontece às 15h30min, no auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici, bloco 902).

Ao final, haverá um momento de confraternização na Praça Milton Santos, no Departamento de Geografia. Foram convidados para o evento os alunos e ex-alunos do curso, professores aposentados e em exercício, e colaboradores da área. A comissão dos 50 anos, formada por professores do curso, realizará também um jantar dançante, por adesão.

HISTÓRIA – O Curso de Geografia integrou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da então Universidade do Ceará, criada em 25 de janeiro de 1961. Em 1963, aconteceu o primeiro vestibular para Geografia na UC. Em 1969, o Curso de Geografia passa a integrar o Instituto de Geociências, juntamente com o Curso de Geologia. Em 1972, deixa o Campus do Benfica e transfere-se para o Campus do Pici. Em 1973, o Centro de Ciências organiza-se em departamentos, de Física, Química, Matemática, Biologia, Geologia, Geografia, dentre outros. Os cursos de graduação, bacharelado e licenciatura foram separados em 2005.

ESTRUTURA – As atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Geografia são realizadas em oito laboratórios. O Departamento de Geografia conta ainda com o Programa de Educação Tutorial (PET-Geografia), criado em 1992, e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desde 2011. Em 2004, foi criado o mestrado. Já o doutorado  teve início em 2009. O departamento é responsável pela editoração da Revista Mercator da UFC, desde 2002, avaliada pela Capes (Qualis 2013 – A1); pela Revista Geosaberes da UFC, desde 2010, avaliada pela Capes (Qualis 2013 – B3) e pela Coleção de Estudos Geográficos UFC, desde 2005.

Fonte: Profª Adryane Gorayeb, do Curso de Geografia da UFC – fones: 3366 9855 e 8869 7175 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.