X Encontro de Estudos Literários da UFC será esta semana no Campus do Benfica

Imagem: A escritora Ana Miranda é um dos destaques da programação do X EIELAcontece de terça (10) a sexta-feira (13), no Campus do Benfica da UFC, o X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários (EIEL), realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Instituição. O evento é uma oportunidade para estudantes de pós-graduação e de graduação, além de pesquisadores, professores, ouvintes e demais interessados, assistirem a conferências, mesas redondas, mostra de filmes e palestras. Apresentação de trabalhos científicos, minicursos e o I Simpósio sobre Literatura Cearense, dentre outras atividades acadêmicas e culturais, também fazem parte da programação.

Com o tema "Para onde vai a Literatura?", o X EIEL discutirá as seguintes temáticas: criação literária com todos os desafios que esta ação empreende; ensino da literatura e suas atribuições para docentes e pesquisadores; e crítica literária e seu papel para os estudos literários. É um evento nacional e, este ano, chega à sua décima edição consolidando-se como o maior e principal evento do Curso de Letras da UFC.

Entre os estudiosos da literatura e escritores com atuação reconhecida no País que participarão de conferências e palestras, estão: Adriane da Silva Duarte (professora de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo/USP, onde coordena grupo de pesquisa sobre o teatro antigo); Pedro Lyra (poeta, crítico e ensaísta, com 23 livros nessas áreas; ex-professor da UFC, atualmente titular de Poética da Universidade Estadual de Campos – RJ); Ronaldo Correia de Brito (pesquisador e autor de diversos textos sobre literatura oral e brinquedos de tradição popular); Cláudio Willer (poeta, ensaísta e tradutor, doutor em Letras pela USP) e Ana Miranda (romancista, poetisa, ilustradora de seus próprios livros e uma das principais ficcionistas brasileiras, cujo primeiro romance, Boca do Inferno (1989), foi vencedor do Prêmio Jabuti de revelação).

Toda a programação do X EIEL pode ser acessada no blog do evento, bem como na página do Facebook. Mais informações através dos telefones (85) 9962 7404 e 8835 1186

Fonte: Lilian Martins, da organização do X EIEL – fones: 85 9962 7404 / 8835 1186