Luciano Silveira Pinheiro recebe título de Professor Emérito da UFC

Foi concedido no último dia 12, às 19h, no auditório da Reitoria (Campus do Benfica), o título de Professor Emérito da UFC ao Prof. Luciano Silveira Pinheiro, Titular da Faculdade de Medicina. Ele nasceu em Fortaleza, em 1940, e, em 1963, ingressou na UFC, onde se graduou em Medicina. Fez Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand e estágio no Serviço de Cirurgia Ginecológica, também na MEAC.

O Prof. Luciano obteve nota 10, com distinção, na defesa de sua dissertação de mestrado, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo), tendo cursado doutorado na mesma Instituição, onde reprisou a nota 10, com distinção, ao defender tese sobre "Perfis hormonais e anátomo-patológicos em pacientes portadoras de displasia mamária, antes, durante e após tratamento com antiestrogênico". Luciano também cumpriu Residência Rotatória no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, com atividade nas enfermarias, ambulatório, centro cirúrgico e centro obstétrico.

Em 1981, ingressou no quadro docente da UFC, onde também chefiou o Departamento de Saúde Comunitária. Idealizou, criou e fez funcionar o Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina, e coordenou o Internato Médico da Maternidade-Escola. Responsável pelo Ambulatório de Oncologia Ginecológica na MEAC, desde o início de suas atividades docentes executa procedimentos operatórios todas as quintas-feiras no Centro Cirúrgico, orientando os médicos residentes da Instituição.

Além disso, o Prof. Luciano participou de 127 jornadas e congressos da área médica, em todo o País, onde proferiu aulas e conferências, coordenou painéis, mesas-redondas e debates informais, tendo 50 trabalhos científicos publicados em revistas brasileiras e estrangeiras. O novo Professor Emérito da UFC é autor dos livros Displasia mamária e Ginecologia baseada em problemas, assim como de capítulos de livros sobre temas da Obstetrícia e da Ginecologia.

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313