UFC receberá oficialmente a área doada para instalação de nova unidade acadêmica em Itapajé

O Reitor da Universidade Federal do Ceará recebe, oficialmente, nesta quinta-feira (9), às 15h, no município de Itapajé, distante 130 km de Fortaleza, a escritura de doação da área para implantação de nova Unidade Acadêmica da UFC, com previsão de instalação de nove cursos de graduação. O terreno, desapropriado pela Prefeitura de Itapajé, foi uma doação feita pelo empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011. A previsão é que a partir de 2015 passem a funcionar na Unidade os seguintes cursos, no grau licenciatura: Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras/Português, Matemática, Pedagogia e Química, beneficiando 1.800 alunos.

A área, conhecida como Jardim de Anita, foi criada como uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, e também falecida. No terreno de 15 hectares estão dois blocos, um deles finalizado e outro faltando os acabamentos, que servirão para salas de aula e dependências administrativas. Há também um anfiteatro com 150 lugares e um teatro com capacidade para 420 lugares.

Para adaptar essa estrutura a ponto de receber a nova Unidade, serão necessários cerca de R$ 40 milhões. O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, informa que a UFC solicitou a inclusão do projeto nesse valor na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para 2014. O pedido foi feito ao deputado federal Danilo Forte (PMDB-CE).

O Pró-Reitor acrescenta que além das adaptações na infraestrutura, o funcionamento da nova Unidade vai depender ainda da definição do Ministério da Educação quanto ao pessoal docente e técnico-administrativo. Segundo ele, ainda não há previsão de concurso público.

PRESENÇAS – Na solenidade de entrega da escritura de doação, que acontecerá no próprio terreno em área da periferia de Itapajé, irão o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias; o Vice-Reitor, Prof. Henry Campos; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida; e o deputado Danilo Forte.

Fonte: Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9498