UFC contabiliza quase 200 mil inscrições no terceiro dia do SiSU

Imagem: logomarca do SISUA Universidade Federal do Ceará (UFC) já foi escolhida por mais de 118.400 candidatos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Em consulta realizada no dia 8, às 14h (horário local), pela Coordenação do SiSU na UFC, a instituição contabilizava até o momento 199.247 inscrições. A expectativa é fechar o terceiro dia de SiSU com mais de 200 mil inscrições. O sistema é atualizado a cada cinco minutos. O número de inscrições é superior ao de inscritos, porque cada candidato pode escolher até duas opções de curso.

Em balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no segundo dia de inscrições, a UFC apareceu como a instituição com maior número de inscrições. Nas edições 2012 e 2013 do SiSU, a instituição foi a mais procurada do País. Para o pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, a UFC vem se destacando novamente na seleção por sua reputação e credibilidade, pelas constantes avaliações positivas do MEC e pelo amplo leque de oferta de cursos em todas as áreas do conhecimento.

Nesta última consulta feita pela Coordenação do SiSU na UFC, o curso com maior número de inscritos é Medicina no campus Fortaleza (7.774), seguido por Administração noturno (6.512), Psicologia (5.125), Enfermagem (4.465) e Direito noturno (4.349). Apesar de ofertarem vagas para ingresso apenas no segundo semestre, os cursos nos novos campi de Russas e Crateús já registram uma boa procura pelos candidatos. No primeiro, são 590 inscrições para Engenharia de Software e no segundo 1.087 para Ciência da Computação. Confira tabela com a parcial do segundo dia das notas de corte dos cursos na UFC.

O Ministério da Educação (MEC) vem divulgando diariamente, ao longo do período de inscrições, a classificação parcial dos candidatos e as notas de corte de cada curso integrante do SiSU. No segundo dia de inscrições, Medicina se manteve como o curso mais concorrido da UFC, com nota de corte 792,60. Em seguida, aparecem como mais disputados os cursos de Medicina (Sobral) e Direito (diurno), com notas 784,24 e 760,82, respectivamente.

No site do SiSU (sisu.mec.gov.br), o candidato pode testar se é possível ingressar na carreira pretendida a partir da nota de corte. Essa nota, porém, é apenas indicativa, calculada pela quantidade de vagas oferecidas e com a nota dos inscritos no momento. Ou seja, uma nota inferior à nota de corte do curso não quer dizer que o candidato não tenha mais chance de disputar aquela vaga. No geral, como alerta a Prograd, a nota de corte final é menor do que as primeiras calculadas pelo SiSU.

O SiSU entrou no ar na última segunda-feira (6). Nesta primeira edição de 2014, o sistema oferece 171.401 vagas em 115 instituições públicas de ensino superior em todo o País. Na UFC, são ofertadas 5.658 vagas em 102 cursos de graduação. O Edital nº 01/2014 da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) inclui também as 720 vagas da Universidade Federal do Cariri (Ufca), criada em junho de 2013, mas ainda tutelada pela UFC.

INSCRIÇÕES – As inscrições do SiSU ficam abertas até sexta-feira (10), às 22h59min, no horário local. O participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência, e é possível mudá-las durante todo o período de inscrição. Os estudantes são selecionados com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.

Fonte: Prof. Miguel Franklin, Coordenador do SiSU na UFC – fone: 85 3366 9036