Mais de 200 alunos dos cursos semipresenciais da UFC colam grau nesta segunda-feira

Para a maioria dos 218 alunos da Universidade Federal do Ceará que colam grau nesta segunda-feira (13), este é um dia de vitória. A data é importante para todos, sem dúvida, porém muitos deles conciliaram com esforço as tarefas de trabalhar, estudar e dedicar-se à família. A cerimônia acontece na Concha Acústica, na Reitoria, Campus do Benfica, às 19 h.

O perfil dos alunos dos cursos semipresenciais é de pessoas que ingressam mais tarde na graduação, não têm tempo para assistir a aulas presenciais todos os dias ou não residem em cidades atendidas pelos campi da Instituição. São ainda professores sem formação superior ou egressos de graduações incompletas, que muitas vezes têm na educação a distância a única oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Formam-se hoje: 4 estudantes de bacharelado em Administração, 3 em Licenciatura em Física, 72 em Licenciatura em Letras - Espanhol, 42 em Licenciatura em Letras - Inglês, 42 em Licenciatura em Letras - Português, 36 em Licenciatura em Matemática e 19 em Licenciatura em Química.

De acordo com o Prof. Henrique Pequeno, Coordenador Adjunto dos Cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na UFC, as ações de graduação semipresencial desenvolvidas pelo Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) têm dado uma nova face ao cenário social interiorano.

“O esforço de formação concentra-se em duas das principais áreas estratégicas para o Brasil: a Formação Inicial de Professores e a Gestão. Dessa forma, estamos criando um círculo virtuoso, em que esperamos contribuir para a preparação cada vez maior e melhor do Estado do Ceará diante dos promissores cenários de desenvolvimento econômico e social previstos para os próximos anos em nosso País”, ressalta.

Educação a Distância em 2014 - Neste semestre de 2014.1, foram abertas 1.488 vagas para os cursos semipresenciais de graduação. As inscrições encerraram-se nesse domingo (12), com o intuito de atender a população dos municípios de Beberibe, Caucaia, Itapipoca, Jaguaribe, Quixeramobim, Russas e redondezas.
A UFC Virtual adotou o processo seletivo pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, os interessados não precisaram realizar uma prova de vestibular como acontecia nos anos anteriores. Os candidatos que optaram por concorrer às vagas de cotistas devem entregar documentação comprobatória até hoje (13), no polo inscrito

Fonte: Instituto Universidade Virtual - UFC Virtual – fone: 85 3366.9457