Coleção "Estudos da Pós-Graduação da UFC" será lançada nesta sexta-feira

Imagem: Lançamento dos livros será realizado nos Jardins da Reitoria (Foto: Davi Pinheiro)Serão lançados nesta sexta-feira (21), às 18h, nos jardins da Reitoria da UFC, 10 livros que integram a coleção "Estudos da Pós-Graduação da UFC". Os títulos foram selecionados via edital do Programa de Auxílio à Publicação de Livros lançado em 2012.

Trata-se de uma iniciativa que visa dar vazão à produção científica de professores da pós-graduação, o que colabora, dentre outros fatores, para a melhoria dos índices de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os 10 títulos são:

1. Teologia da libertação, mística e MST: o papel da comunicação grupal libertadora na organização política do movimento. Autora: Márcia Vidal Nunes;
2. A participação do Banco Mundial no mercado de terras no Brasil e no mundo. Autora: Alexandra Maria de Oliveira;
3. Brincar e escola: o que as crianças têm a dizer? Autora: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa;
4. Formação de alianças e cooperação entre antropoides virtuais: um modelo computacional baseado em agentes. Autor: Jakson Alves de Aquino;
5. Uma leitura de canções sem metro: a partir do diálogo com a obra de Baudelaire. Autor: Francisco Edi de Oliveira Sousa;
6. Leitores com síndrome de Down: a voz que vem do coração. Autora: Adriana Leite Limaverde Gomes;
7. O jogo de duplos na poesia de Sá-Carneiro. Autor: Francisco Roberto Silveira de Pontes Medeiros;
8. Gramática de significados. Autora: Maria Fabíola Vasconcelos Lopes;
9. Lobo Antunes e Blanchot: o diálogo da impossibilidade (figurações da escritura na ficção de António Lobo Antunes). Autor: Cid Ottoni Bylaardt;
10. Economia solidária como projeto cultural e político: a experiência do Banco Palmas. Autor: Antônio George Lopes Paulino.

Na ocasião, um professor falará em nome dos autores, bem como será apresentado o projeto da coleção e realizada mesa de autógrafos com os autores. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil Aquino, explica que até o final do ano devem sair outros livros referentes aos editais de 2012 e de 2013.

No processo de seleção, os livros são analisados por dois conselhos editoriais: um da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e outro das Edições UFC, editora que chancela as publicações desta coleção. Para diminuir a demora entre a seleção, edição, impressão e o lançamento dos livros, o Pró-Reitor esclarece que a Imprensa Universitária começou a se aparelhar mais e receber novos servidores.

NOVO EDITAL - Professores de pós-graduação interessados em submeter suas produções para publicação já podem acessar o Edital nº 08/2013, do Programa de Auxílio à Publicação de Livros, que está com inscrições abertas até 6 de maio de 2014.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9942