Artigo de professor da UFC sobre nanomateriais é capa de revista internacional

Imagem: Prof. Amauri Jardim de Paula, do Departamento de Física da UFC (Foto: Ribamar Neto)Um artigo de autoria do Prof. Amauri Jardim de Paula, do Departamento de Física da UFC, escrito em parceria com pesquisadores de outras instituições brasileiras, é destaque de capa da prestigiada revista científica Chemical Research Toxicology (edição de 17 de fevereiro), da Sociedade Americana de Química, considerada uma das maiores sociedades científicas do mundo e uma das principais fontes de informação científica autorizada.

O artigo, intitulado "Carbon Nanostructure Toxicities", trata de um aspecto fundamental na área de aplicações dos nanomateriais: a avaliação de riscos. O avanço dessa área depende de uma abordagem interdisciplinar, em que a Física contribui para a caracterização das várias propriedades físico-químicas dos nanomateriais, através de técnicas avançadas como espectroscopias óticas e microscopias eletrônicas, dentre outras.

Segundo o Prof. Amauri de Paula, o estudo "é uma revisão sobre os efeitos biológicos induzidos pelos nanomaterias à base de grafeno. O grupo de autores que escreveu o artigo tem uma boa experiência na síntese e também em aplicações biológicas de nanomateriais à base de carbono (incluindo o grafeno)". Dessa forma, foi possível apresentar um panorama da área que aborda os "efeitos biológicos e a toxicologia de nanomateriais de grafeno", mostrando as perspectivas de aplicação desses nanomateriais na medicina e biologia e também os possíveis riscos que essas aplicações podem trazer à sociedade.

"A UFC, uma das universidades nacionais mais importantes em termos de pesquisa em nanomateriais de carbono, principalmente nanotubos de carbono e grafeno, contemplando estudos fundamentais e aplicações tecnológicas, fortalece agora os estudos envolvendo as aplicações biológicas dos nanomateriais de carbono", afirma o Prof. Amauri.

O artigo contou com a colaboração de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Fonte: Prof. Amauri de Paula, do Departamento de Física da UFC – fone: 85 3366 9906