Prof. Vietla Rao agora integra a galeria dos professores eméritos da UFC

Imagem: Professor Vietla Rao recebe homenagem das mãos do Vice-Reitor Henry Campos (Foto: Ribamar Neto)O Prof. Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, ao saudar, na noite de ontem, o Prof. Vietla Satyranayana Rao, a quem foi outorgado o título de professor emérito, afirmou que enxerga no homenageado "uma das personalidades acadêmicas, abrigadas sob o teto da Universidade Federal do Ceará, que se dedicam a erigir um mundo novo, investindo nessa tarefa, em grandes doses, a força de sua inteligência".

Veja mais fotos da solenidade no Flickr da UFC

Para saudar o professor, foi escolhida a Profª. Glauce Socorro Barros Viana, que, ao discursar, ressaltou que o Prof. Vietla Rao construiu, "ao longo de sua vida acadêmica, todo um acervo científico focado, principalmente, no estudo da planta medicinal e de seus constituintes bioativos, tornando-se referência nacional e internacional sobre o tema".

Gratidão foi a tônica da fala do Prof. Vietla Satyranayana Rao. Citou dezenas de nomes de colegas professores, incluindo os que lhe deram apoio desde sua chegada ao Brasil, vindo da Índia, e os que o ajudaram a conseguir visto de permanência. Lembrou ainda alunos que, segundo ele, fizeram com que "aprendesse português", além de colegas pesquisadores, dando ênfase ao trabalho – também reconhecido internacionalmente – do Prof. Francisco José de Abreu Matos.

A iniciativa para outorga do "honroso galardão ao Prof. Rao partiu daqueles que fazem o Departamento de Fisiologia e Farmacologia, onde ele ingressou, no ano de 1982, como professor visitante", passando a colaborar, de forma valiosa, para o mestrado e o doutorado em Farmacologia, hoje um dos programas de pós-graduação de nossa Universidade que alcançaram o mais alto grau de excelência e o merecido destaque no Brasil e fora dele, como reconheceu o Prof. Henry Campos.

A Profª Glauce Viana destacou, em seu pronunciamento, a convivência de quase três décadas com o Prof. Vietla Rao, no Departamento de Fisiologia e Farmacologia –, onde chegava por volta das 7h da manhã, fez questão de enfatizar – tendo sido um dos colegas mais assíduos e envolvidos com as lides da docência e da pesquisa. Formou dezenas de alunos, imprimindo-lhes sua marca registrada de profissional criterioso e competente, arrematou.

Retornando à sua terra natal, o Prof. Rao vai deixar saudades e um vazio que não será preenchido, conforme admitiu a Profª Glauce Viana, afirmando sentir "orgulho de ter dado início a toda a tramitação que culminou com a vinda do Prof. Vietla Rao para o nosso Departamento”. Finalizou sua fala com um "muito obrigada, professor, pelo privilégio de sua amizade".

O novo professor emérito, depois de agradecer a honraria recebida e dizer "ensinando foi que aprendeu", fez votos de que "a Universidade Federal do Ceará continue sendo importante celeiro de novos talentos".

A mesa diretora da solenidade foi presidida pelo Prof. Henry Campos e contou com a presença dos professores Luciano Bezerra Moreira, Diretor da Faculdade de Medicina; Armênio Aguiar dos Santos, Chefe do Departamento de de Fisiologia e Farmacologia; João Pompeu Lopes Randal, Diretor da Academia Cearense de Medicina; além do Tenente Marlon de Menezes, representando a 10ª Região Militar.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331