Empossados 36 novos servidores da UFC; 10 são professores

Imagem: Vice-Reitor entrega termo de posse a uma nova servidora da UFCForam empossados, na tarde desta quarta-feira (26), 36 novos servidores da Universidade Federal do Ceará, sendo 26 técnico-administrativos e 10 docentes. A solenidade de posse foi presidida pelo Vice-Reitor da UFC no exercício da Reitoria, Prof. Henry de Holanda Campos, no Campus do Benfica, e contou também com participação do Prof. Serafim Ferraz, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas (Progep).

Antes mesmo da solenidade de posse, a Coordenadora de Desenvolvimento e Capacitação da Progep, Sylvana Holanda Moura, repassou aos presentes os direitos e deveres dos servidores, informando sobre o seminário de ambientação do qual participarão em breve; o período de estágio probatório; os critérios de desenvolvimento na carreira (progressão e promoção), além de benefícios.

Veja mais fotos da solenidade de posse de novos servidores no Flickr da UFC

Na sequência, o Prof. Serafim Ferraz acolheu os novos servidores e alguns familiares, dando a todos boas-vindas. "A posse de novos servidores é sempre um momento importante. Ser servidor de uma universidade costuma ser carreira de vida inteira, além de possuir função social significativa, pois trabalhamos com o ensino e a pesquisa deste País", disse, antes da leitura do termo de posse.

Dando prosseguimento à solenidade, o Prof. Henry Campos deu as boas-vindas aos recém-empossados, fazendo questão de ressaltar o trabalho da Progep no tocante ao carinho e ao compromisso em conduzir os processos de nomeação e posse. Mais uma vez, ele afirmou que tanto ele quanto o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, fazem questão de estar presentes em solenidades de posse. "E é a união das inteligências de pessoas como vocês que faz da UFC a melhor universidade do Estado e uma das 10 melhores e maiores universidades do País".

Em seguida, o Vice-Reitor apresentou dados e fatos vivenciados pela UFC nos últimos 10 anos. Ele citou o processo de expansão das universidades federais, em particular a UFC, "que hoje é um canteiro de obras, todos percebem isso. São, atualmente, 90 obras em curso, beneficiando todos os campi e unidades acadêmicas". Henry também apresentou números que mostram a importância da UFC nos cenários cearense e brasileiro: mais de 2.200 professores efetivos (95% são doutores e mestres), mais de 3.400 servidores técnico-administrativos, 112 cursos de graduação e 35 mil alunos de graduação. No total, a comunidade da UFC supera 53 mil pessoas, considerando também os funcionários terceirizados, professores substitutos e alunos de pós-graduação. "Ou seja, a UFC é toda uma profusão de saberes, mas também lugar do contraditório. Ou seja, da democracia". Não à toa, continuou, "a UFC está presente em todos os grandes projetos de desenvolvimento do Ceará, como o Porto do Pecém e o polo de siderurgia também em expansão".

Citando o comprometimento da UFC com o processo ENEM/SiSU e a adoção integral da política de cotas pela Instituição, o Prof. Henry garantiu que "inclusão é uma das preocupações da Administração da UFC, em todas as suas vertentes", e aproveitou para dar boas-vindas aos novos servidores que trabalharão como intérpretes da língua brasileira de sinais, junto à Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.

Além disso, o Prof. Henry Campos falou sobre a extensão do Campus de Sobral para o Município de Itapajé, onde haverá cursos de graduação voltados à formação de professores, com direito a alojamento para 600 deles; o início das atividades letivas nos campi de Crateús e Russas, no próximo semestre; e a construção iniciada da Vila Olímpica, no Campus do Pici (a UFC é a 7ª universidade brasileira em conquistas desportivas).

Sobre extensão, o Vice-Reitor reiterou que a UFC atende 1 milhão de pessoas nos 184 municípios cearenses com suas ações extensionistas. Ele falou ainda dos 28 cursos de qualificação e capacitação realizados através do Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual), que contemplam 13.680 professores das redes públicas municipais e estadual, e a Escola Internacional de Formação de Gestores, que é a presença da UFC em todos os continentes, através de cursos de formação para funcionários da diplomacia brasileira, também através do UFC Virtual.

"Enfim, somos uma Universidade que não para de crescer. Apresento todos esses dados para que tenham noção da Instituição que agora a vocês pertence. Façam a defesa da universidade pública. É nossa obrigação servir da melhor maneira possível a sociedade, que a mantém pagando os impostos. Sintam-se acolhidos, pois é muito bom ter essa renovação de quadros. Vocês são o futuro da UFC", finalizou o Vice-Reitor.

Confira a lista completa dos servidores empossados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332