Orquidário completa um ano com oficinas gratuitas e apresentação de trabalhos

Imagem: Orquidário completa 1 ano de atividades com oficina no dia 8 de março (Foto: Divulgação) No próximo dia 6, o Orquidário da UFC completa um ano de atividades. Mas será no sábado, 8 de março, que o equipamento realizará a comemoração, com oficinas sobre o cultivo de orquídeas e exposição de trabalhos de integrantes vinculados ao Orquidário, em formato de banner. Outros projetos científicos e de extensão, como os produtos do Projeto Tejucactus, também serão expostos. Tudo gratuito e aberto ao público, das 8h às 11h45min, no Campus do Pici Professor Prisco Bezerra.

Com uma área de 400 m² e altura de 4,5 m, o Orquidário é resultado da insistência do Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC. À época da inauguração do equipamento, ele contou que foi a partir "da necessidade de um espaço em um órgão de estudo e pesquisa, aliada à cobrança dos produtores dessas espécies pelo Brasil", que uma comissão foi criada no CCA, em 2009, visando à construção de um orquidário técnico dentro da Universidade. Em 2010, a comissão deu entrada a um projeto de pesquisa junto ao Banco do Nordeste e, com a aprovação em 2011, o orquidário foi construído.

No dia da comemoração, a oficina de Cultivo de Orquídeas (Phalaenopsis sp) se dará em três horários, em turmas distintas: das 8h30min às 9h20min, das 9h30min às 10h20min e das 10h30min às 11h20min. Basta se dirigir ao Orquidário e doar dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para uma entidade filantrópica. Como se comemora, em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, serão sorteadas mudas de diversas plantas ornamentais do Orquidário para as participantes das oficinas.

Atualmente, o Orquidário conta com colaboração de quatro estudantes de mestrado e um de doutorado (Fitotecnia), sete de graduação (Agronomia) e seis alunos da Escola de Educação Profissional de Caucaia, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Está localizado junto à Horta do Departamento de Fitotecnia, quase em frente ao Departamento de Economia Agrícola da UFC, no Campus do Pici.

Fonte: Prof. Roberto Takane, do Departamento de Fitotecnia e coordenador do Orquidário da UFC – fone: 85 3366 9676