Capes aprova projeto de mestrado em desenvolvimento e ambiente da UFC em Cabo Verde

O projeto intitulado Intercâmbio Brasil-Cabo Verde de Pesquisa e Ensino para Capacitação Profissional: Implementação de um Mestrado em Desenvolvimento e Ambiente foi aprovado pela Capes no edital do Programa Pró-Mobilidade Internacional. O projeto tem coordenação da Profª Vládia Pinto Vidal de Oliveira, do Departamento de Geografia da UFC, em parceria com a Profª Judite Nascimento, Reitora da Universidade de Cabo Verde.

De acordo com a Profª Vládia Pinto, a proposta é baseada no modelo e na experiência de mais de 17 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) da UFC. O projeto aprovado prevê a realização de um curso, em nível de mestrado, voltado para os estudantes cabo-verdianos. As aulas serão ministradas por professores de diversos departamentos da UFC, em dois anos, de forma concentrada. Alunos de mestrado e doutorado da UFC também poderão participar como bolsistas do projeto.

"A proposta visa fortalecer o intercâmbio e a inserção social. Como se trata de um país em desenvolvimento que necessita da melhoria de educação e capacitação humana, nossos professores terão possibilidade de intercâmbio e poderão conhecer outras realidades, trocar opiniões e colaborar com Cabo Verde", destacou a Profª Vládia Pinto. Serão ministradas disciplinas de diversas áreas, tais como desenvolvimento sustentável, impactos ambientais, recursos hídricos, além de outras de interesse da comunidade.

De acordo com a Profª Vládia Pinto, após a homologação do resultado, já poderá ser dado início ao projeto. "Esse projeto é um grande avanço para a internacionalização da UFC e mostra que nós temos experiências para compartilhar. Vamos concretizar o convênio que a Universidade já assinou", afirma.

O resultado dos selecionados no edital do Programa Pró-Mobilidade Internacional está disponibilizado no site da Capes.

Fonte: Profª Vládia Pinto Vidal de Oliveira, do Departamento de Geografia da UFC – fone: 85 3366 9855