Recital no TJA marca lançamento de livro sobre as músicas alemã e brasileira

Imagem: O pianista Vitor Philomeno participa do recital ao lado da soprano Marília Zangrandi (Foto: Gal Oppido)A Casa de Cultura Alemã da UFC e o Theatro José de Alencar (TJA) realizam, no dia 21, a partir das 19h30min, recital de obras dos austríacos Joseph Haydn (1732-1809) e Sigismund Neukomm (1778-1858), executado por Vitor Philomeno (piano) e Marília Zangrandi (soprano). O evento, gratuito e aberto ao público, dá continuidade à parceria de apresentações que enfatizam a música como fonte inspiradora do diálogo entre as culturas.

O recital acontece por ocasião do lançamento da 3ª edição revisada e atualizada do livro Haydn, Mozart e Neukomm na Corte Real do Rio de Janeiro (Fortaleza: Edições UFC, 2013), organizado por José Augusto Bezerra, Maria Elias Soares e Ingrid Schwamborn, também idealizadora da obra. O livro aborda o entrelaçamento das músicas alemã e brasileira.

Na noite do recital e do lançamento do livro, o Prof. Gerardo Silveira Viana Júnior, coordenador do Curso de Música da UFC, falará sobre os compositores alemães no Brasil. O austríaco Sigismund Neukomm, por exemplo, viveu no Rio de Janeiro entre 1816 e 1821, tendo sido professor de música de Dona Leopoldina e Dom Pedro, da família real brasileira. Ao longo de sua vida, compôs mais de 2.000 obras, que atualmente estão sendo redescobertas na Alemanha, Áustria, França e no Brasil.

O Theatro José de Alencar fica na Rua 24 de Maio, 600 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 85 3366 7643 (Casa de Cultura Alemã) e 3101 2567 (TJA).

MASTERCLASS – Estudantes de canto que apreciam o repertório do recital poderão se inscrever para uma masterclass ministrada com o pianista Vitor Philomeno. Os interessados devem enviar mensagem para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 14 de março. É necessário enviar também carta de motivação e minicurrículo. São ofertadas nove vagas.

Fonte: Ute Hermanns, professora visitante leitora do DAAD/UFC e Coordenadora Cultural da Casa de Cultura Alemã – fone: 85 3214 4032