Consuni aprova orçamento da UFC para 2014; montante supera R$ 1 bilhão

Imagem: Reitoria da UFCO Conselho Universitário (Consuni) aprovou na última sexta-feira (7) o orçamento da UFC para 2014. No total, as verbas destinadas à Universidade somam R$ 1.154.601.611,00. O valor representa um crescimento de 14,6% em relação ao ano passado e coloca a Instituição com o sexto maior orçamento entre todas as universidades federais do País. É o segundo ano consecutivo em que o orçamento da Universidade supera a marca de um bilhão. Desse total, 99,3% são oriundos do Tesouro Nacional e o restante vem de recursos da própria UFC.

O Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, afirma que o montante atende plenamente as expectativas para os projetos a serem executados em 2014 e refletem o crescimento robusto da Universidade nos últimos anos. "A Universidade vinha de um período de muita defasagem, mas estamos vendo um crescimento constante de oito anos para cá", diz Pitombeira, acrescentando que a situação financeira da Instituição hoje é tranquila e equilibrada.

Entre as prioridades para este ano, está a conclusão de todas as obras em andamento nos campi, bem como a renovação de equipamentos. O pró-reitor explica que as demandas serão decididas junto com os diretores de unidade acadêmica, a fim de descentralizar a aplicação das verbas.

O orçamento ainda contempla mais de R$ 32 milhões para os novos campi de Crateús e Russas, que devem iniciar suas atividades letivas no segundo semestre deste ano.

Fonte: Conselho Universitário (Consuni) – fone: 85 3366 7340