Procurar no portal

Exames periódicos de saúde serão ofertados a todos os servidores da UFC

Pensando em qualidade de vida e no aperfeiçoamento dos processos de trabalho, a UFC vai passar a oferecer exames médicos periódicos a todos os seus servidores ativos. As avaliações de saúde serão realizadas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e atendem a uma determinação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Serão feitos exames laboratoriais, clínicos e de imagem. Se o servidor lida com exposição a algum agente de risco, poderá fazer exames específicos, dependendo de avaliação preliminar do ambiente de trabalho. A realização dos exames não tem caráter obrigatório, mas o servidor que decidir não realizá-los assinará termo de responsabilidade.

Para confirmar a realização dos exames, o servidor deverá aguardar o e-mail de convocação. Ao recebê-lo, entrar no site do Siapenet, depois clicar na aba "Servidor" e, em seguida, efetuar o login no campo "Identificação Única". Posteriormente, clicar no item "Saúde" e, por fim, em "Confirmação de Realização de Exame Periódico", aceitar a convocação e preencher as informações necessárias.

No momento, o objetivo da Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), é iniciar a convocação dos servidores a partir de 14 de abril, começando pelo Campus do Benfica, por questões gerenciais, e depois estendendo aos campi do Pici e de Porangabuçu.

Os servidores que ainda não têm a senha do Siapenet ou que tiverem problemas no acesso deverão entrar em contato com a Central de Atendimento ao Servidor (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco 2 – Benfica – fone: 85 3366 7395).

A avaliação clínica e a coleta dos exames de sangue serão realizadas por uma equipe do Sesi, no local de trabalho do servidor e no horário de expediente. Outros exames serão realizados externamente, em parceria com estabelecimentos credenciados. Existe a opção de realizar os exames utilizando o respectivo plano de saúde, nesse caso sob custeio do próprio servidor.

Com as informações oriundas dos exames, a UFC terá um perfil de como está a saúde dos servidores e identificar os problemas mais comuns. Isso dará condições à Instituição de planejar com mais eficiência as campanhas de prevenção e aperfeiçoar os procedimentos no dia a dia de trabalho dos funcionários.

Os servidores que têm entre 18 e 45 anos de idade deverão realizar os exames a cada dois anos. A partir dos 45 anos, o procedimento passa a ser feito todos os anos.

COMO SERÁ A CONVOCAÇÃO – Os servidores serão convocados em etapas, de acordo com critérios estabelecidos pela DESMT. O aviso de convocação será feito através de e-mail, enviado automaticamente para o endereço cadastrado pelo servidor no Siape.

Quem não possuir acesso ao Módulo Servidor do Siapenet deverá procurar a secretaria de sua unidade de lotação para realizar o procedimento. Tão logo tiver realizado e recebido todos os exames solicitados, o servidor deverá se dirigir à unidade móvel do Sesi para avaliação médica.

Fonte: Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – fone: 85 3366 7393

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300