Procurar no portal

Projeto de extensão realiza conferência sobre o antropólogo Buell Quain na sexta-feira (25)

O Núcleo de Estudos do Comportamento Humano (NECH), projeto de extensão vinculado ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC, realiza no dia 25 de abril conferência sobre a trajetória do antropólogo norte-americano Buell Quain (1912-1939). O evento acontece às 19h no auditório da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco 3 – Benfica).

Quain cometeu suicídio no Brasil, durante seu trabalho de campo em comunidades indígenas. Até hoje, sua morte permanece um enigma e tem suscitado diferentes teorias entre antropólogos e estudiosos do comportamento.

Segundo os organizadores do evento, dois elementos chamam a atenção em relação a Quain: primeiro, o fato de ele permanecer até hoje uma figura esquecida da antropologia americana; e segundo, o fato de que o suicídio de Quain, "além de ilustrar o desespero radical de um indivíduo, não deixa de questionar, por um lado, a relação especial estabelecida entre o etnólogo e seu campo e, por outro, as condições de vida dos povos indígenas".

Na conferência, serão abordados os conceitos da Psicologia relacionados à função fórica (R. Kaes); as alianças inconscientes (R. Kaes) e o processo suicida; a trajetória de Buell Quain; a análise da sua representação artística (na literatura, no teatro e no cinema); seus campos etnológicos com os índios Trumai e os Krahô, no Brasil.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições, que seguem abertas até o dia do evento ou enquanto houver vagas, podem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Jonas Vieira, membro do Núcleo de Estudos do Comportamento Humano – fone: 85 9749 0588

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300