Congresso de História da Educação no Ceará está com inscrições abertas

O XIII Congresso de História da Educação do Ceará inscreve trabalhos até 26 de junho. Para ouvintes, o prazo de inscrição vai até 30 de agosto. As inscrições podem ser feitas no site do evento. O encontro é promovido pela linha de pesquisa História da Educação Comparada do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFC. Ocorrerá no período de 20 a 23 de setembro deste ano na Escola Modelo de Viçosa, na região da Ibiapaba, no Ceará. O tema do encontro será "Afeto, razão e fé: caminhos da história da educação".

O congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de educação, história, psicologia, letras, ciências sociais, ciências da natureza, artes e comunicação; profissionais e pesquisadores em educação, cultura e história; professores das redes de ensino pública e privada. Tem como objetivo apresentar a produção acadêmica de pesquisadores experientes e em formação, sob diferentes recortes e perspectivas, acerca do tema geral proposto.

Os eixos temáticos se dividem em: arte, pré-história, paleontologia e museologia; livros, periódicos e material escolar; instituições educativas, currículo e formação de professores; biografia, autobiografia e intelectuais da educação; missões, expedições e movimentos sociais; política educacional, universidades, organismos internacionais; família, demografia, gênero e juventude; e arquitetura, educação patrimonial e pesquisa histórica.

Além da UFC, o congresso conta com apoio institucional do SESC-CE, Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Vale do Acaraú (UVA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prefeitura de Viçosa, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo e Meio Ambiente e Secretaria de Cidadania e Promoção Social de Viçosa do Ceará, Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE), Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e Edições UFC.

Outras informações podem ser obtidas na secretaria do encontro com Roberto Dias, e com Simone Mesquita na sala de reunião da linha de História da Educação Comparada do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faced (Rua Waldery Uchôa n° 1 - Benfica), em Fortaleza, às quartas-feiras, das 14h às 17h.

Fonte: Profª Maria Juraci Maia Cavalcante, coordenadora do XIII Congresso de História da Educação do Ceará - fone: 85 3067 2799