Aprovada concessão de auxílios Creche e Emergencial na UFC

Imagem: Reunião do CEPE aconteceu na tarde desta quarta-feira (Foto: Ribamar Neto)Foram aprovados na tarde da quarta-feira (30), na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFC, as propostas apresentadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) regulamentando o Auxílio Creche e o Auxílio Emergencial, ambos no âmbito da PRAE, instituídos pela Resolução nº 08, de 26 de abril de 2013.

O Auxílio Creche será direcionado para estudantes mães que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada. O Auxílio Emergencial se destina a estudantes que também sejam enquadrados na situação de vulnerabilidade socioeconômica e que, por algum motivo, tenham perdido os prazos dos editais de concessão de bolsas estudantis, conforme explicou o relator do processo, Prof. Ciro Nogueira, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis.

O Auxílio Creche será concedido às mães estudantes com filhos a partir de seis meses e até 59 meses de idade, no valor de R$ 210,00, "o maior entre todas as instituições federais", informou o Prof. Ciro Nogueira. O benefício foi aprovado com um voto contrário.

A criação do Auxílio Emergencial, segundo o relator Ciro Nogueira observou, se deve ao surgimento de situações inesperadas, como a de estudantes recém-aprovados na UFC que desconhecem as bolsas e perdem prazos dos editais, embora apresentem os pré-requisitos para conseguir os benefícios. Outro exemplo é o de um aluno da Faculdade de Medicina que vive um momento de desestruturação familiar, tendo modificado radicalmente sua condição financeira. A proposta foi aprovada por unanimidade. O Auxílio Emergencial é no valor de R$400,00.

No decorrer da votação foram feitos destaques, dentre os quais o que permite ao beneficiário do Auxílio Emergencial receber, também, o Auxílio Moradia. O Reitor Jesualdo Farias, presidente do CEPE, recomendou que na redação final da Resolução fossem feitas as alterações.

Fonte: Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) – fone: 85 3366 7340