Doutorando de Computação da UFC recebe prêmio de melhor demonstração na Holanda

Imagem: Igo Brilhante, estudante da Pós-Graduação em Ciências da Computação, recebeu o prêmio de melhor demonstração (Foto: Divulgação)O doutorando Igo Ramalho Brilhante, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Federal do Ceará, recebeu o prêmio de melhor demonstração (best demo award) na Conferência Europeia de Recuperação de Informações (ECIR 2014 – European Conference On Information Retrieval), realizada em Amsterdã, na Holanda, em abril.

O trabalho que Igo apresentou versa sobre um aplicativo para criação automática de roteiros de viagens, usando fotos disponíveis no serviço Flickr, e é resultado de colaboração de pesquisa entre o Prof. José Macêdo, orientador do aluno no doutorado, e o grupo de pesquisa do Laboratório KDD, do Conselho de Pesquisas da Itália (CNR), localizado na cidade de Pisa.

Selecionado pelo público e pelo comitê de programa presente na Conferência, o aluno recebeu como prêmio 500 euros e foi convidado para apresentar seu trabalho na empresa Booking.com. O evento é a principal conferência europeia sobre pesquisas relacionadas à recuperação de informações na Internet.

Igo Brilhante realiza o doutorado na UFC com cotutela do Prof. Dino Pedreschi (Universidade de Pisa) e da pesquisadora Chiara Renso (CNR).

Fonte: Prof. José Macêdo, do Departamento de Computação da UFC – fone: 85 3366 9847